Shopping Benfica apoia campanha de conscientização do autismo

Compartilhe nas redes

Este ano, o shopping abraça novamente o projeto Blue Day e receberá atividades da Associação Pintando SeTEAzul para conscientização de clientes, colaboradores e lojistas

Em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Shopping Benfica traz uma programação especial em parceria com a Associação Pintando SeTEAzul. Diversas ações serão realizadas para levar informações, conscientizar a sociedade e praticar a inclusão social do autista.

No sábado, de 9h às 10h, familiares e amigos de pessoas autistas vão promover uma blitz no cruzamento das Avenidas Carapinima e Treze de Maio para chamar atenção da população para causa do Autismo. Todos os participantes estarão com cartazes e faixas de efeito reflexivo e distribuirão panfletos para pessoas que estão em seus carros ou motos estacionados.

De 10h às 12h, no 2º piso do Shopping Benfica em frente aos Cinemas, o público poderá conhecer estratégias práticas para o desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um workshop com equipe multiprofissional do Centro Especializado em Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento (CEATD), nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia e Nutrição.

Para fechar a celebração do Blue Day, de 17h às 19h, Associação Pintando SeTEAzul realiza um momento onde todos observarão vários tons de azul por todos os lados. O espaço será dedicado a diversão e interação das famílias e autistas com a banda infantil Canta Kids e com as animadoras do Alê Alegria

Desde a sua fundação, o Shopping Benfica apoia e sedia ações de inclusão social. “Fomos pioneiros na realização de sessões de cinema adaptadas exclusivamente para autistas. Com parte da iluminação acesa, volume reduzido e oportunidade das crianças interagirem e circularem pela sala à vontade, possibilitamos que esse público desfrute da experiência que pelo modo convencional não seria possível. Queremos dar cada vez mais visibilidade para esta causa, levando informações para a sociedade e juntos fomentarmos a inclusão de todos”, afirma Melissa Soares, diretora executiva do Shopping Benfica.

Associação Pintando SeTEAzul

A Associação Pintando SeTEAzul (APSA-CE) é de caráter assistencial, beneficente, sem fins lucrativos, formada em 21 de junho de 2015 por pais de autistas e amigos que por causa da grande carência de qualificação profissional para o diagnóstico e atendimento à essas crianças se uniram e lutam para que sejam melhor compreendidos pela sociedade e por eles mesmos.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. Apesar da data oficial ser o dia 2, todo o mês de abril é dedicado à causa e é chamado Abril Azul – justificado pela maior incidência da síndrome em meninos. Um em cada 88 nascidos no mundo são diagnosticados com esta condição neurológica e para cada quatro crianças do sexo masculino, uma é do sexo feminino.

Ação Autismo (Imagem: Reprodução)

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta