Entrega de Parque e uma nova Delegacia traz mais lazer e segurança para Sobral

Compartilhe nas redes

Os equipamentos foram entregues pelo Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral neste sábado (12)

Dia marcante para a população de Sobral, município da Região Norte. Neste sábado (12), o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral entregaram aos sobralenses o novo Parque Evangelina Saboya e uma Delegacia Municipal de Polícia Civil. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora Izolda Cela; do prefeito de Sobral, Ivo Gomes; da vice-prefeita Christianne Coelho; do senador Cid Gomes; e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

Ao inaugurar o Parque Evangelina Saboya, na noite do sábado, Camilo Santana destacou como o lazer é importante para o fortalecimento do vínculo e da economia comunitária. “Aqui é para o encontro das famílias do bairro. Encontro das crianças, das mulheres e da juventude. Mais de duas mil árvores foram plantadas aqui. Além do aspecto ambiental, tem o social e de saúde, e tem toda a economia que surge no entorno”, comentou.

Com área de 43.500m², o parque, localizado no bairro Sinhá Saboia, tem academia ao ar livre, playground, anfiteatro, areninha, quadra de vôlei e ciclovia. O equipamento foi nomeado em homenagem à Evangelina Saboya, filha de Sinhá Saboia, e reconhecida por sua dedicação aos mais necessitados da metrópole regional.

“Evangelina foi inteiramente dedicada à arte e à generosidade. Foi ela quem doou os terrenos para as primeiras casas populares deste bairro. O que começou de uma doação recebeu o fermento da generosidade”, contou a historiadora Giovana Saboya Mont´Alverne, neta da homenageada.

Na área de lazer também foram realizados serviços de limpeza e dragagem da lagoa e seu entorno, abertura de ruas e um estacionamento. O investimento  foi superior a R$ 7 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Também estiveram presentes na inauguração o titular da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira; o secretário das Cidades, Marcos Cals; o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes; e outras autoridades, entre vereadores, deputados estaduais e federais.

“O projeto desse parque foi 100% feito pelos técnicos da Prefeitura de Sobral, com carinho e amor. Nos angustiava demais ver mais de 80 famílias morando em condições muito precárias. Essas famílias agora estão morando no Jatobá, aqui do lado, em casas de alvenaria, com saneamento, pavimentação e iluminação e uma areninha sendo construída na porta”, detalhou Ivo Gomes, prefeito de Sobral.

A professora Ana Maria Pereira, de 37 anos, reservou o sábado para aproveitar a nova área de lazer e conferir a inauguração. “Você olha esse equipamento e vê emprego e renda de forma direta e indiretamente. A gente pode perceber que até a estrutura aqui dos arredores das casas também mudou. A questão da infraestrutura e do saneamento, tudo muito bom. É do povo para o povo. Espero que a população cuide”, disse a professora, que mora em Sobral há 13 anos.

Para a vice-governadora, a iniciativa é a prova da contínua transformação positiva da cidade. “O poder público tem a obrigação de trabalhar e realizar as obras e os serviços que são importantes para as pessoas. Mas os cidadãos também têm o dever de fazer a parte que lhe cabe. No caso aqui, cuidar bem, fazer daqui o jardim de casa. O lazer das crianças, dos adultos, dos idosos e dos jovens”, disse.

“Essa obra é emblemática porque cuida do meio ambiente, porque dá às pessoas uma moradia digna sem tirar das pessoas o laço de vizinhança, e dá ao Sinhá Saboia sua área de lazer”, reforçou o senador Cid Gomes.

Na ocasião, foi realizado no parque o plantio de pés de seriguela.

Mais segurança

Na tarde do sábado, a nova Delegacia Municipal de Sobral foi entregue à população. O equipamento também é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec), e o Governo do Ceará. O prédio, que será utilizado para os serviços da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), foi uma doação do município, e os custos da reforma e restauração do espaço foram arcados pelo governo estadual. O investimento foi de R$ 942.413,31.

“O que há de melhor para a Polícia o Ceará está sendo ofertado, a fim de que os policiais possam trabalhar da melhor forma e nas melhores condições possíveis. E tem o outro lado, o da prevenção, que a gente sabe que o resultado é a médio e longo prazo, mas é preciso persistir. E Sobral já é uma referência para o Brasil e para o mundo em educação. Eu não tenho dúvida que com trabalho, persistência e dedicação, Sobral será uma referência na experiência da Segurança Pública para o Ceará e para o Brasil. Com a liderança, o trabalho e a cooperação que nós temos feito hoje com todos os órgãos estaduais e municipais”, declarou o governador Camilo Santana.

“Em Sobral,  temos o grande exemplo de integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Essa integração já vem trazendo resultados. Conseguimos concluir o ano passado com redução de homicídios e assaltos. Mês de janeiro já houve redução em relação a 2021. Mas vamos avançar”, reforçou o titular da SSPDS, Sandro Caron.

Agora, os sobralenses terão à disposição três delegacias de Polícia Civil, sendo a Delegacia Regional (DRPC), que é destinada a combater os crimes nas cidades circunvizinhas de Cariré e Groaíras, a Delegacia da Mulher (DDM), voltada para atuação especializada na proteção de grupos vulneráveis e a nova Delegacia Municipal (DMPC), destinada somente ao combate de crimes na cidade de Sobral. 

Mais sensação de segurança é o que espera a agente comunitária de saúde Lucilene Marques, de 49 anos, moradora do Bairro Santa Casa. “Esperamos que seja o melhor para nós. Acredito que essa unidade é fundamental, para servir a cidade inteira”, avaliou Lucilene, que é vizinha da delegacia.

“Reitero o meu compromisso de continuar as parcerias e fazer o que estiver ao nosso alcance para garantir à população de Sobral paz e tranquilidade”, assegurou Ivo Gomes.

A nova Delegacia Municipal é dividida em cinco diferentes núcleos de investigação, sendo o Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), o Núcleo de Roubos e Furtos (NRF), o Núcleo de Repreensão aos Crimes Patrimoniais (NRCP), o Núcleo de Investigação Permanente (NIP) e o Núcleo Generalista (NG).

Além disso, a unidade também desempenha as atividades de plantão, onde ficará disponível 24 horas por dia, trazendo um trabalho ininterrupto da Polícia Civil.

Visitas

No início da agenda em Sobral, o governador Camilo Santana visitou, acompanhado da comitiva, a nova sede do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE instalada no município.

Em nome da tropa, o membro do CPRaio de Sobral J. Pádua expressou a importância da nova estrutura para o trabalho diário. “O Raio se tornou referência em todo o Brasil pela eficiência e eficácia que tem. Hoje é motivo de comemorar, de alegria. Aqui, com o senhor governador, a única palavra que eu posso é gratidão pelo compromisso que o senhor tem tido com a segurança pública e com o povo sobralense. A prova disso é essa base que o senhor nos oferece, com estrutura gigantesca”, agradeceu.

De lá, o chefe do Executivo Estadual seguiu para o 3° Batalhão da PMCE. Mais tarde, Camilo Santana inspecionou as obras do novo Aeroporto Regional de Sobral.

Créditos: Larissa Falcão – Ascom Casa – Texto
Tatiana Fortes e Wilson Batista- Fotos

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta