Bece: Confira os lançamentos de publicações do mês de agosto

Compartilhe nas redes

Com diversos temas, lançamentos de livros inéditos e reedições marcam a programação de agosto da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Os lançamentos contam com a participação de: Rosa Firmo; Helena Leite, Geraldo Amâncio e Kelly Rosa; Felipe Camilo e Álvaro Graça Jr.; Paola Torres e Monja Coen; Wilson Júnior e  PH Santos; Klévisson Viana e Evaristo Geraldo da Silva. A entrada é gratuita! Confira:

Pulsações de Vida, por Rosa Firmo

“Mergulho – Pulsações de Vida” é o mais novo livro da crônica da escritora cearense Rosa Firmo que será lançado na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, nesta quinta-feira, dia 04 de agosto, às 18h, no Alpendre. Ao escrever baseada em episódios de sua vida, a autora assegura aos leitores a possibilidade de também  vivenciar circunstâncias semelhantes. Nas palavras do jornalista Barros Alves: “Rosa Firmo é firme mestra da criação literária, posto que transita pela seara da ficção poética, pela pesquisa histórico-biográfica, pela prosa relevante. O leitor, portanto, deliciar-se-á com a leitura de um livro que lhe proporcionará momentos prazerosos em face de um texto que enleva pelo estilo simples e a linguagem clara e franca“.

Rosa Firmo (Foto:Divulgação)

Obra do poeta Rogaciano Leite é relançada 

No dia 10 de agosto, às 18h, a Bece recebe o lançamento da 5ª edição do livro “Carne e Alma”, de  Rogaciano Leite. Lançada originalmente em 1950, a coletânea de poesias “Carne e Alma” é dividida nesta versão em três partes: “Poemas Sertanejos”, “Versos a Esmo” e “Lianas Amazônicas”. Além disso, a nova edição conta com artes do ilustrador Maurício Negro. Helena Roraima Leite, filha do poeta, é a responsável pela organização da edição especial do livro e estará presente no lançamento. “Resgatamos a versão original de 1950, acrescentamos, também, a capa da primeira edição, o conteúdo das capas e contracapas da 1ª e da 3ª edição, além de outras obras do autor“, conta Helena Leite. A nova edição também conta com texto introdutório de Helena Leite “em reverência à obra e ao centenário do poeta” e aos 70 anos da primeira edição. A atividade, que  acontece no Alpendre da Bece, contará com a participação especial do Mestre da Cultura Geraldo Amâncio e de Kelly Rosa

Memórias do Poço da Draga

O livro “Fortaleza entre narradores e fotografias: Poço 115 – Um Álbum Imaginário” de Felipe Camilo e Álvaro Graça Jr. será lançado no dia 11 de agosto, às 18h, na Sala Multiuso da Bece. O livro versa sobre vizinhança, negritude, memória, ancestralidade e sobre a luta por visibilidade e moradia da comunidade litorânea Poço da Draga – Fortaleza/Ce. O projeto  nasce com a tese  “Comunidade Visível: narradores de imagens e memórias do Poço da Draga” de Felipe Camilo (PPGS/UFC, 2021) orientada por Glória Diógenes (Lajus/UFC). Partindo de uma etnografia compartilhada, a pesquisa também resultou em uma exposição coletiva de álbuns de famílias com curadoria e edição de Felipe Camilo que a idealiza junto a Álvaro Graça Jr. e Cristina Maria da Silva (Rastros Urbanos/UFC). A obra inaugura um arquivo de fotos vernaculares dessa comunidade praiana, notadamente negra, tão significativa para a memória de Fortaleza.

Lançamento conta com participação especial de Monja Coen

A Bece recebe no domingo (14), às 16h, no Alpendre, o lançamento do livro “O Menino que Despertou”, de Paola Torres. A escritora reconta com maestria a procura do jovem  príncipe que a tudo renuncia e se torna mestre que vive até hoje em seus sucessores e sucessoras. Está aqui neste cordel e em você que lê, entende, aprende e vive fazendo o bem a todos os seres. 

Na ocasião, teremos uma leitura do texto, lida por Paola, acompanhada por músicos, que tocarão música medieval e mantras. Em seguida, Monja Coen fará comentários sobre o texto e responderá perguntas dos presentes. Líder espiritual, com sete livros publicados e uma legião de milhões de fãs em seu canal no YouTube, Monja Coen é budista há mais de três décadas, a líder espiritual e fundadora da Comunidade Zen Budista. 

Poesia russa traduzida em cordel

No dia 17 de agosto, às 18h, acontece o lançamento do cordel “O Sal do Machado” de Óssip Mandelstam traduzido por Astier Basílio. O poeta e doutorando em literatura russa, Astier Basílio, traduziu 9 poemas de Óssip Mandelstam em forma de folheto de cordel. Foi visitando um sebo de livros raros, que Astier Basílio teve a inspiração para seu novo projeto. “Vi a primeira edição de várias obras de poetas como Iessiênin, Akhmátova, Pasternak e, do ponto de vista editorial, era muito parecido com os folhetos dos cordelistas nordestinos“. Trabalhando há três anos traduzindo e estudando a obra do poeta russo Óssip Mandelstam (1891-1938), Astier Basílio decidiu compartilhar este processo editando, em forma de cordel, os poemas de temática política, o que resultou no folheto: “Sal no machado”. 

“O Sal no Machado” de Óssip Mandelstam (Foto:Divulgação)

Cordel com a Corda Toda

A Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará – AESTROFE realiza no dia 20 de agosto, às 11h, o lançamento dos livros “Meu Baú de Cordéis” de Klévisson Viana e “Meu Sertão em Versos” de Evaristo Geraldo da Silva. A atividade faz parte do evento “Cordel com a Corda Toda”, e contará com a participação dos poetas Rouxinol do Rinaré, Evaristo Geraldo da Silva e Klévisson Viana, três dos mais reconhecidos poetas populares do nosso Estado. O evento inclui feirinha de folhetos e livretos de cordel, bate-papos e aulas sobre métrica e rima. A atividade acontece no Alpendre da Bece.

Lançamento 999, uma Ficção de Wilson Júnior

No dia 25 de agosto, às 18h, o historiador e escritor Wilson Júnior lança o “Livro 999 – Uma ficção histórica“. A publicação conta a história dos últimos dias do ano 999, na península ibérica. A morte do rei Bermudo II deixa as terras do Forte Álvares sem proteção, em meio a uma peste terrível e a guerra. No condado, quatros personagens precisam lidar com perigos dentro e fora das muralhas. Um romance de ficção histórica marcado por traições, juramentos, violência, promessas e amor. A atividade conta com a mediação de PH Santos e acontece na Sala Multiuso.

Wilson Júnior lança (Foto:Divulgação)

Protocolo Covid

Ressaltamos que, para entrar na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento oficial com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.722, de 30 de abril de 2022. O uso de máscara segue obrigatório. Orientamos que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

SERVIÇO

Lançamentos de Publicações – Agosto Na Bece

Diversos dias e horários

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) – Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.