Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza lançamentos de diversos títulos em julho

Compartilhe nas redes

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza lançamentos de diversos títulos. Com entrada gratuita, os lançamentos acontecem presencialmente. Confira a programação abaixo:

01/07 (Sexta-feira)

18h | Lançamento “Revista Mapa: seis bairros de Fortaleza + edição especial em homenagem aos 155 anos da Bece”, coordenação de Emi Teixeira e Rodrigo Costa Lima;

Local:  Setor de Atualidades 

A Revista Mapa é uma publicação independente, editada desde 2017. Nela, são reunidos mapas afetivos de Fortaleza, histórias que transitam entre a memória e o desejo, desenhados e escritos por artistas que colocam no traço um pouco das suas experiências como moradoras e como moradores dessa cidade. Coordenada por Emi Teixeira e Rodrigo Costa Lima, a Revista Mapa acontece na rua, no encontro; envolve presença, escuta e caminhadas. A cada edição, um bairro é ilustrado por artistas que cultivam com ele intimidades com as suas calçadas, com as suas paisagens, artistas que tenham relações de vizinhança e amizade com as pessoas que por ali habitam.  Dos dez mapas já produzidos pelo projeto, sete serão lançados na Bece. Além do lançamento dos mapas afetivos, dos bairros, será lançado uma edição especial dedicada à Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) que celebra seus 155 anos em 2022. O Mapa da Bece foi ilustrado pelas “Terroristas del Amor “, coletivo formado pelas artistas cearenses Dhiovana Barroso e Marissa Noana que fizeram um percurso pelos espaços e histórias da Bece. Na ocasião, haverá uma roda de conversa com diversos artistas que se reunirão com o público para uma roda de conversa sobre seus processo de criação. Bairros e artistas:  Barra do Ceará (Luiz Freire e Karine Araújo), Benfica (Diego Akel e Thadeu Dias) Cidade 2000 (Simone Barreto e Estácio Facó); Jacarecanga (Mestre João Pedro do Juazeiro e Thadeu Dias); Messejana (Terrorista del Amor e Talles Azigon) e Varjota (Fernando Catatau), dentre outros profissionais.

07/07 (Quinta-feira)

18h | Lançamento de Livro “Grande Enciclopédia da Fala Cearense” de Tarcísio Matos e Apresentação Musical em  homenagem ao músico Tarcísio Sardinha 

Músicos convidados: Samuel Rocha, David Simplicio e Vannick Belchior
Local: Multiuso 3 / Alpendre

A mais completa pesquisa sobre o modo peculiar de se expressar do cearense tem cerca de 10 mil expressões e verbetes “e é pro sujeito se abrir e adotar isso como segundo idioma“, sugere o autor. São dois volumes caprichados, com um super infográfico anexo, ilustrados por crianças e adolescentes participantes do Projeto “O Traço e a Fala do Cearensês”, apoiado pela Lei Aldir Blanc, numa parceria do InsTI – Instituto Tonny Ítalo com o Espaço Cultural Artes em Conexão. O lançamento conta com apresentação da obra (e brincadeiras) pelos jornalistas Demitri Túlio e Eliomar de Lima e pelo poeta e professor Sérgio Araújo; presença dos jovens ilustradores do livro, vindos de Itatinga. Participação especial de músicos Freitas Filho, Samuel Rocha, David Simplício e Vannick Belchior, que prestarão homenagem ao saudoso Tarcísio Sardinha, personagem recorrente na Grande Enciclopédia de Tarcísio Matos por conta da ruma de histórias bem-humoradas.

14/07 (Quinta-feira)

18h | Lançamento do Livro “Português e Algo Mais para o Dia a Dia” de Myrson Lima
Local: Multiuso 3

Após a generosa acolhida do livro “O essencial do português”, que atingiu oito edições e agora se encontra esgotado, vem a lume, do mesmo autor, “Português e algo mais para o dia a dia”. A obra é prática e didática, visando oferecer a professores, alunos universitários, candidatos a vestibulares e concursos e estudiosos do idioma, em formato de dicionário, um conteúdo sólido e confiável. Há especial preocupação de atualizar conhecimentos ante as novidades da última reforma ortográfica e os novos registros, ainda pouco divulgados, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5a.edição, e do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 2a.edição, ambos importantes publicações da Academia Brasileira de Letras.

28/07 (Quinta-feira)

18h | Lançamento do Livro ” O Silêncio de Todo Dia” por Dauana Vale
Local: Multiuso 3

“Por que as mulheres silenciam violências e desejos?” foi a pergunta impulsionadora da escritora Dauana Vale na construção do seu primeiro livro de contos, composto por narrativas breves e brevíssimas sobre os silêncios femininos. Mergulhada em seus próprios questionamentos e no que estava a ouvir de tantas mulheres, Dauana está lançando o livro “o silêncio de todo dia”, resultado também de estudos em escrita literária. Trata-se de uma edição de bolso que possui a maioria das páginas do lado esquerdo em branco, sugerindo às leitoras e aos leitores que transformem o livro no próprio diário, reafirmando a epígrafe escolhida: “Escrever é dar nome ao silêncio. Mesmo quando ninguém quer ouvir.”, de Carola Saavedra.

Protocolo Prevenção a Covid-19

Ressaltamos que, para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o decreto Nº34.798, de 14 de junho de 2022. Orientamos o uso de máscara durante a permanência na Bece e que caso esteja com sintomas de gripe, fique em casa. Se tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço

Lançamentos de livros

Dia 01/07 (Sexta-feira) – Lançamento “Revista Mapa: seis bairros de Fortaleza + edição especial em homenagem aos 155 anos da Bece”, coordenação de Emi Teixeira e Rodrigo Costa Lima;

Dia 07/07 (Quinta-feira) – Lançamento de Livro “Grande Enciclopédia da Fala Cearense” de Tarcísio Matos e Apresentação Musical em  homenagem ao músico Tarcísio Sardinha;

Dia 14/07 (Quinta-feira) – Lançamento do Livro “Português e Algo Mais para o Dia a Dia” de Myrson Lima

Dia 28/07 (Quinta-feira) – Lançamento do Livro ” O Silêncio de Todo Dia” por Dauana Vale

Sempre às 18h, na  Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.