Qual material ideal para as lentes dos meus óculos?

Compartilhe nas redes

Se você sempre tem dúvidas na hora de escolher suas lentes, principalmente sobre qual o material mais indicado para o seu tipo de grau, o consultor óptico Regis Oliveira explica quais são os materiais disponíveis no mercado óptico e suas características.

Na hora de escolher seus óculos de grau é muito importante que você procure um profissional capacitado que ofereça uma consultoria completa. Nesse artigo, você vai descobrir quais são os materiais que não tem garantia, os que tem garantia, os que tem resistência a grandes impactos, os que irão trabalhar a espessura das suas lentes, outros que deixarão as lentes mais finas e leves e as lentes de vidro (cristal).

Material Resina: (Orma, CR39,1.50)

Resina é um material orgânico que tem como característica não trabalhar nenhuma espessura das lentes (dependendo do grau pode ser grossa ou pesada). Tem o melhor custo benefício do mercado, maior qualidade óptica (melhor valor ABBE) e proteção total aos raios UVA e UVB.

Exemplo: para quem tem o grau +2,00 de hipermetropia ou -2,00 de miopia este material não influenciará na espessura das lentes, portanto, tem o melhor custo-benefício do mercado.

Não pode ser vendida para qualquer tipo de armação e não tem garanta de trinca e de quebra.

Trivex (1.53)

A característica desse material é a super resistência a grandes impactos. É o único material que tem garantia de dois anos de trinca e de quebra, trabalha mais a estética em comparação com o material Resina, é mais indicado ao público infantil e para armações parafusadas por ser conhecido como lentes inquebráveis e tem proteção aos raios UVA e UVB. Exemplo de grau: +2,50 ou +3,00 de hipermetropia ou -2,50 ou -3,00 de miopia.

Se você estiver procurando resistência sem se preocupar com a estética este é o material ideal.

Policarbonato (Poly, 1.59)

Tem como característica resistência e leveza, tem garantia de trinca e de quebra durante um ano e pode ser vendida para qualquer tipo de armação.

Lembrando que esse tipo de material é intermediário quando se fala de espessura, ou seja, não é uma lente muito fina, nem muito grossa (dependendo do grau). Exemplo de grau: +3,00 ou +4,00 de hipermetropia, -3,00 ou -4,00 de miopia.

1.60 (resina de alto índice)

O alto índice é especialmente adequado para usuários com uma receita moderada. Reside em sua confiabilidade, nitidez óptica e conforto excepcional. É livre de escolha para qualquer tipo de armação, tem garantia de trinca e de quebra durante um ano e trabalha mais a espessura. Exemplo de grau: +4,00 ou +6,00 de hipermetropia, -4,00 ou -6,00 de miopia.

1.67 (alto índice, stylis)

Lentes mais finas trabalhando mais a estética, lentes leves podendo ser vendida para qualquer tipo de armação e tem garantia de um ano de trinca e de quebra. Exemplo de grau: +4,50 ou +8,00 de hipermetropia, -4,50 ou -8,00 de miopia.

1.74 (alto índice, stylis)

Para pessoas que tem um alto grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo, o índice de refração 1.74 seria o ideal, pois trabalha o máximo da espessura e estética deixando as lentes mais leves e finas, tirando a sensação do “fundo de garrafa”. Disponível para qualquer tipo de armação e garantia de trinca e de quebra. Exemplo de grau: +6,00 ou +16,00 de hipermetropia, -6,00 ou -20,00 de miopia.

1.90 ou 1.80 (cristal, vidro)

O cristal está disponível em maiores índices de refração, mas como a matéria-prima é o vidro, pode tornar as lentes mais frágeis, mais finas e mais pesadas que as de alto índice, porém não riscam com facilidade. Essas lentes são indicadas somente sob prescrição médica. Exemplo de grau: -18,00 ou -22,00 de miopia, +18,00 ou +22,00 de hipermetropia.

Lembre-se, a visão é um sentido extremamente importante, procure um profissional capacitado para que seja esclarecidas todas as suas dúvidas na hora de comprar seus óculos.

Sobre Regis Oliveira
Consultor óptico e gerente da óptica Itamaraty do Shopping RioMar Fortaleza.
Siga-o nas redes: https://www.instagram.com/regis_itamaraty/

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta