Museu da Cultura Cearense realiza revisitação virtual à recém-renovada exposição Vaqueiros, neste sábado (27)

Museu da Cultura Cearense realiza revisitação virtual à recém-renovada exposição Vaqueiros, neste sábado (27)

Via Projeto Conversas de Canto de Sala, educadores do Museu reapresentam mostra e lançam reflexões sobre caminhos educativos a partir dela.

No próximo sábado (27), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza mais um encontro do projeto Conversas de Canto de Sala, que nesta edição traz os educadores Ícaro Souza, Kauan Pirani, Renata Frota e João Paulo Lima, membros do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense, para lançarem reflexões e construírem diálogos com o público sobre a exposição Vaqueiros, mostra de longa duração do MCC que conduz os visitantes a uma imersão pelo universo sertanejo, mostra recentemente restaurada, mas que ainda permanece fechada para visitações em virtude da pandemia. Ao vivo, o bate-papo será transmitido a partir das 15h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).

Ao longo da conversa, o quarteto traçará percursos didáticos sobre a exposição e dialogará com o público sobre as possibilidades de utilização do espaço expositivo como ambiente fértil para abordagens transversais e multidisciplinares. Materiais de apoio, como vídeo e arquivos digitais, serão disponibilizados aos participantes.

Sobre os participantes

Ícaro Souza é coordenador do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense. Tem longa experiência como mediador cultural, desenvolvimento de ações de educação patrimonial, projetos educativos e organização de programações para públicos diversos no museu. Produziu textos para os cadernos de mediação e acessibilidade da exposição Vaqueiros, além de orientar processos formativos e o desenvolvimento de mediações para a exposição.


Kauan Pirani é artista visual, arte-educadore e cartomante. Trabalha atualmente como educadore no Museu da Cultura Cearense e é Licenciande em Artes Visuais pelo IFCE. Trabalha a linguagem oracular e seus usos nos processos de arte-educação e de criação poética, analógicas e digitais. Vem investigando em seus trabalhos os campos da realidade virtual e da realidade aumentada como espaços de troca do que é invisível e de construção de corporalidades monstruosas.


Renata Frota é artista visual, estudante de Artes Visuais no Instituto Federal do Ceará – IFCE – e educadora do MCC.


João Paulo Lima é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – e educador no Museu da Cultura Cearense.

Conversas de Canto de Sala

O projeto foi idealizado pelo Museu da Cultura Cearense a partir de quatro elementos de grande importância no cotidiano das práticas educativas realizadas pelo Museu, principalmente com grupos agendados para as exposições, e que diz respeito às relações tecidas mutuamente: Diálogo / Transversalidade / Multidisciplinaridade / Espontaneidade. Um programa de diálogos transversais, multidisciplinares e espontâneos, mediados pelo Núcleo Educativo do MCC, realizado através de lives nos canais de comunicação do Dragão do Mar, de forma a exercer, a partir do papel enquanto educadores do referido espaço, a reflexão sobre questões que se relacionam ao cotidiano, à história e à memória da cidade, da aldeia, do campo, do sertão, etc., e das diferentes formas de ser, estar e atuar em sociedade.

Serviço: LIVE [Projeto Conversas de Sala] Revisitando a exposição Vaqueiros

Data: 27 de março de 2021 (sábado)

Horário: 15h 

Transmissão aberta: YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação etária: Livre

Acesso Gratuito

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *