Fórum Harmônicas Brasil 2022 destaca didática musical

Compartilhe nas redes

A didática da harmônica é um dos destaques da edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil. O músico e professor Marcelo Naves vai dar dicas sobre as melhores soluções para cursos na Internet. Além de Marcelo Naves, os gaitistas Diogo Farias e Maurício Einhorn participam da programação, que vai ao ar a partir dos dias 16, 17 e 18 de julho. Em 19.7, o Fórum apresentará show com os artistas Jefferson Gonçalves & Bitencourt Duo. Toda a agenda será veiculada gratuitamente no canal www.youtube.com/forumharmonicas.

Reconhecido como um dos mais produtivos eventos de formação artística do País, o Fórum segue em formato digital, adotado em 2020 e 2021, como estratégia para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social, definidas contra a covid-19, mas também para ampliar as ações. A edição deste ano traz os artistas sendo entrevistados por Roberto Maciel e Jefferson Gonçalves.

O Fórum Harmônicas visa a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais usados, e a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural. “Pretendemos alcançar sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento”, explica Roberto Maciel, diretor do evento. “Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará”, acrescenta. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) vai estreitar laços com moradores locais, com destaque para estudantes secundaristas.

Em paralelo, o Fórum arrecadará com o público livros didáticos e paradidáticos, que serão doados à ONG Canoa Criança para utilização em ações com crianças e adolescentes.

PARTICIPAÇÃO

MAURÍCIO EINHORN – Filho de imigrantes judeus poloneses, os pais eram gaitistas. Começou a tocar gaita de boca aos cinco anos de idade, apresentando-se no colégio franco-brasileiro do Rio de Janeiro, no qual estudava até os 13 anos de idade. No decorrer da carreira, gravou com grandes astros da MPB, como Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, Ângela Rô-Rô e Chico Buarque, entre outros. Em 2013, Maurício foi tema de documentário do diretor e músico Rodolfo Novaes. O filme “Maurício Einhorn – Estamos aí” destaca a biografia do artista, acontecimentos da trajetória profissional e seu ponto de vista sobre a música e o instrumento. A produção ainda apresenta depoimentos de amigos. Em 2017, foi homenageado por gaitistas de todo o Brasil com o álbum duplo “Viva Maurício Einhorn!”.

MARCELO NAVES – Gaitista há mais de 20 anos, é considerado referência nacional no instrumento. Participou da gravação do CD “Bluseiros do Brasil – Edição Gaitistas” e já se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues, como Deacon Jones, Mud Morganfield, Diunna Greenleaf, Willie “Big Eyes” Smith, James Weller, Kenny Brown e Nuno Mindelis. Foi apontado como a grande revelação do VI Festival Internacional de Harmonicas, no SESC Pompéia em 2007. Em 2011, fez 10 shows no México (Salvatierra, Tethiuacan e Cidade do México). Ainda em 2011 foi convidado a representar como endorser a maior marca de harmônicas do mundo, a alemã Honner. Vem realizando trabalhos em diferentes estados e desenvolve atividade didática e de divulgação da gaita em canal próprio no YouTube.

DIOGO FARIAS – Além de médico e músico, em atividade há quase 20 anos com a banda De Blues em Quando, Diogo Farias se tornou customizador e empreendedor. Desenvolveu um microfone para segurar e tocar gaita ao mesmo tempo, projetado para características e demandas frequentes de gaitistas – como peso, posição de botão de volume, material e tamanho. Ele tinha outros microfones e encontrava neles pontos que não o agradavam. Foi um dos criadores do Fórum Harmônicas Brasil e já se apresentou em várias capitais brasileiras e nos Estados Unidos.

O encerramento, que caberá à formação Jefferson Gonçalves e Bitencourt Duo, exibirá trabalho que soma as experiências do gaitista carioca e dos irmãos Júlio (bateria e percussão) e Luciano Bittencourt (guitarra híbrida e violão), de Cruzeiro (SP). O repertório contempla gêneros como Blues, Jazz e MPB, além de expressões da música nordestina.

APRESENTAÇÃO

O acesso aos conteúdos será gratuito e livre para todas as idades e todos os públicos.

O Fórum Harmônicas Brasil é patrocinado pelo Sebrae, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. O apoio é da Asdecq. Mais informações no site www.forumharmonicas.com.

SERVIÇO:

Informações: (85) 98799-1697

Assessoria: Felip Palhano (85) 99760-7527 / Fernanda Leite (85) 99714-8251

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.