Analista de carreiras dá dicas de como entrar no mercado de trabalho

Compartilhe nas redes

Considerado como um dos momentos mais difíceis para o jovem, a inserção no mercado de trabalho exige diversos desafios, uma vez que essa será a primeira experiência para quem busca uma oportunidade. Para inserir-se nesse mercado, é preciso estar preparado, além de buscar qualificação profissional sempre que tiver oportunidade. De acordo com a Analista de Carreiras da Unifametro, Marta Brandão, as empresas buscam jovens que estejam em constante aprendizado, que buscam desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências. “As soft skills (habilidades comportamentais) têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado atual”, destaca. 

Para Marta, identificar e ampliar suas capacidades é tão importante quanto ter uma formação e/ou cursos específicos na área de formação/interesse. “Alguns exemplos de soft skills que são requeridas no mercado: comunicação verbal e escrita, resolução de problemas, inteligência emocional, proatividade, relacionamento interpessoal e aprendizado contínuo”, pontua a profissional. 

Além destas, Marta reforça  a necessidade de ter um currículo bem feito, pois muitas vezes, esse  documento é o primeiro contato da empresa com o candidato e, por isso, deve ser objetivo e focado na área desejada, além de ter pontos importantes como dados pessoais, formação e cursos complementares. “Para profissionais em início de carreira, é válido descrever experiências informais, trabalho temporário, serviço voluntário, estágios, domínio de outros idiomas, ferramentas como o Excel e conhecimento em sistemas que são essenciais para a sua área de formação/interesse”, ressalta. Confira mais dicas:

1 – Cadastre-se em sites de agentes de estágio, pois eles são responsáveis por fazerem a ponte entre as empresas e os candidatos. Alguns deles: CIEE, IEL Ceará, Ijovem, Link Estágio, Super Estágios, IEP, dentre outros;

2 – Amplie a rede de contato, seja com colegas da escola/faculdade, professores, familiares ou demais profissionais.

3 –  Foque no desenvolvimento pessoal e profissional constante, seja participando de cursos, palestras ou eventos voltados à sua área de formação/interesse. 

4 –  Faça ou atualize o seu LinkedIn, pois ele é a maior rede social exclusiva para relações profissionais. Por isso, é essencial ter um perfil e aproveitar todo o potencial da plataforma.

Sobre a Unifametro Carreiras

A Unifametro Carreiras é uma área dedicada exclusivamente para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, fortalecendo o elo entre a instituição e o mundo do trabalho. A área tem como principais serviços: portal de carreiras; gestão do estágio não obrigatório; parceria com empresas; capacitações de desenvolvimento pessoal e profissional; eventos de preparação e aproximação com o mundo do trabalho; produção de conteúdos, dentre outras.

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta