Em parceria com o Governo do Ceará, 115 municípios cearenses são contemplados com o Selo Unicef

INAUGURACAO DA BRINQUEDOPRACA DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE; FOTOS © NIVIA UCHOA / GOV DO CEARA;

A certificação avaliou os municípios que promoveram ações públicas voltados para crianças e adolescentes, entre os anos de 2017 e 2020

A promoção de ações direcionadas a crianças e adolescentes nos últimos quatro anos no Ceará renderam a 115 municípios cearenses o Selo Unicef, certificação feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na oitava edição, o estado teve 32 municípios agraciados a mais que na seleção anterior, referente ao período entre os anos 2013-2016. Para 16 cidades essa foi a primeira vez em que foram agraciadas pela iniciativa. Os municípios cearenses representam 26,7% do total de reconhecidos neste ano.

“O Ceará foi recordista de municípios contemplados com o Selo Unicef 2020, com 115 das 400 cidades premiadas, de 18 estados brasileiros. Isso mostra que nossos municípios têm realizado ações de proteção social e desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, muitas delas em parceria com o Estado por meio do programa Mais Infância Ceará”, comemorou o governador Camilo Santana em suas redes sociais, onde aproveitou para ressaltar a parceria entre o Estado e o Unicef “na educação e integração de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes”.

Criado no Ceará em 1999 e ampliado para o Semiárido, o Selo Unicef passou a contemplar também municípios da Amazônia Legal brasileira a partir de 2009. Com avaliações que englobam o período de quatro anos – o mesmo das gestões municipais, o prêmio busca reconhecer o trabalho feito nas áreas da educação, proteção, saúde e assistência social voltadas às crianças e adolescentes.

Para Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, o resultado é fruto do trabalho constante. “Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”, destacou.

Parceria com os municípios

ONELIA INAUGURA CEI E DA ORDEM DE SERVICO PARA BRINQUEDO PRACA NO MUNICIPIO DA GRANJA, COM A PRESENCA DA VICE GOVERNADORA IZOLDA E OUTRAS AUTORIDADES.

O Governo do Ceará atingiu a marca de 268 equipamentos entregues direcionados ao desenvolvimento infantil, por meio do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com os municípios. “Já entregamos diversos equipamentos voltados para o desenvolvimento das crianças. São 56 CEIs, 19 Núcleos de Estimulação Precoce, 1 Mais Nutrição, 2 estações do Praia Acessível, além de diversos espaços públicos com foco no lazer como 132 Brinquedopraças, 22 Praças Mais Infância, 35 Brinquedocreches e o 1 Espaço Mais Infância. Compreendemos que a criança brincando, trazendo sua família para a praça, está aprendendo e se socializando com a comunidade. É sempre uma alegria proporcionar momentos como esses para os cearenses”, comentou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do programa.

Através do Programa Mais Nutrição, uma das ações do Mais Infância, o Ceará já levou mais 630 toneladas de alimentos doados para cerca de 27 mil cearenses, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. A iniciativa beneficia 91 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú com alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos. O programa será ampliado para a região do Cariri, onde distribuirá alimentos para 37 entidades selecionadas em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.

*Com informações do Unicef

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *