Entrega de 50 leitos de enfermaria em Juazeiro do Norte amplia capacidade de atenção a pacientes com Covid no HRC

Daniel Herculano – Ascom Casa Civil – Texto
Nívia Uchoa – Fotos 

Com transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana esteve no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, para entregar uma unidade de campanha com 50 novos leitos de enfermaria, que começa a receber os primeiros pacientes gradativamente ainda nesta segunda-feira (26). Com isso, serão abertos, dentro do HRN, mais 38 leitos exclusivos para pacientes com Covid, sendo 19 UTIs e 19 enfermarias. Acompanharam também a entrega o secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina, a diretora do hospital, Dra. Demostênia Rodrigues, e o diretor do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.

A unidade de campanha, alojada no estacionamento do HRC, sendo instalada anexa ao hospital e recebendo pacientes não Covid, possibilita que a capacidade da unidade principal seja ampliada para atendimento de pacientes com Covid.

Camilo listou que, durante a pandemia, o Governo do Ceará disponibilizou leitos de UTI em Icó, Iguatu, Crato, Barbalha e Brejo Santo, além do incremento possibilitado no Hospital Regional do Cariri, referência para casos graves da doença para 45 municípios da macrorregião do Cariri. “Estamos aqui para entregar mais 50 leitos de enfermaria, o que vai ampliar o atendimento para pacientes com Covid. Em todo o HRC chegamos a 365 leitos, sendo 128 de UTI, e 237 de enfermaria”, enumerou o governador.

Redução de mortes

O secretário da Saúde destacou que o Ceará tem o melhor resultado na redução das mortes devido à pandemia, e agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde de todo o Estado. Dr. Cabeto declarou que a Sesa está contratando uma equipe de psicólogos para dar suporte à saúde mental dos profissionais da saúde. “Nosso sistema de saúde foi citado numa publicação do Ipea, assim como na semana anterior na revista Science, e todo o nosso esforço está valendo a pena. Somos um dos estados com o melhor resultado na redução do excesso de mortes biológicas, ou seja, você tira aquelas mortes por acidente ou violência, e o Ceará está vencendo a pandemia com um número de mortes menor, proporcional ao número de pessoas infectadas. E nós só temos a agradecer ao esforço de nossos profissionais de saúde, reconhecemos toda sua entrega e as suas intensas cargas de trabalho, por isso vamos agir”, explicou.

O titular da Sesa ainda destaca que todo esse resultado é por conta de uma série de fatores e decisões acertadas do Governo do Ceará. “Isso só se dá com o empenho e o trabalho das pessoas, quando a UTI atende melhor, quando a emergência funciona melhor, e se reduz os casos quando se faz o isolamento no tempo certo. O cidadão do Cariri pode ter certeza que estamos no caminho certo, e em breve o governador vai fazer também uma série de entregas de equipamentos novos para renovar o parque tecnológico das nossas unidades de saúde, para melhorar ainda mais nossa prestação de serviço aos cearenses”, concluiu.

Diretora do HRC, a dra. Demostênia Rodrigues ressalta que as inúmeras ampliações feitas na unidade sempre tiveram o intuito de melhor atender a todos da região, ação que faz parte da descentralização da saúde no Estado, com a oferta de unidades de saúde mais completas espalhadas por todo o Ceará. “Estamos cansados sim, mas não pensamos em desistir, pois acreditamos que venceremos este momento. Por isso também contamos com o apoio da população, que não deixe de usar a máscara e continue mantendo o isolamento social”.

Vacinas e prevenção

Camilo finalizou a transmissão destacando o trabalho em trazer mais vacinas ao Ceará, e pedindo que a população colabore e respeite as medidas sanitárias neste momento tão desafiador. “Estamos num esforço contínuo em trazer mais vacinas ao Ceará, inclusive adquirindo vacinas diretamente de fora do País, pois a única forma de voltarmos à normalidade é com a vacina. Até lá nós temos de ter muita precaução, usar máscara, uma ação que faz uma diferença enorme. Nós estamos mais perto de vencer, os números estão melhorando, de casos e óbitos caindo, assim como a pressão hospitalar também diminuiu. Portanto, vamos cada um de nós dar a nossa contribuição, pois em breve nós vamos vencer essa pandemia, vamos voltar a nos abraçar, a nos encontrar e, por fim, fortalecer o nosso Estado”, concluiu o governador do Ceará.

Compartilhe nas redes
Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 515

Deixar uma resposta