Governo do Ceará inaugura Centro de Educação Infantil em Itatira

INAUGURACAO CEI E ORDEM DE SERVICO ARENINHA ITATIRA; FOTOS TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA;

Equipamento beneficia 208 crianças de 0 a 5 anos e está localizado no distrito de Cachoeira. Na ocasião, a governadora também assinou uma Ordem de Serviço que autoriza a construção de uma Areninha
 

A partir desta sexta-feira (29), cerca de 208 famílias do distrito de Cachoeira, em Itatira, terão suas vidas modificadas para melhor. O motivo é a inauguração do Centro de Educação Infantil Lídia Barbosa de Sousa. Para a construção e aquisição de equipamentos do novo espaço, houve um investimento no valor de R$ 1,4 milhão. O recurso é oriundo do Tesouro do Estado e de contrapartida municipal. Será a segunda unidade no município com esse tipo de atendimento em parceria com a atual gestão do Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará. A governadora do Ceará, Izolda Cela, esteve presente na entrega do equipamento e foi recebida pelo prefeito Zé Dival.

INAUGURACAO CEI E ORDEM DE SERVICO ARENINHA ITATIRA; FOTOS TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA;

A governadora ressaltou a importância de contar com um equipamento que ajudará no desenvolvimento das crianças no distrito de Cachoeira. “Estudos atestam a importância que tem os primeiros anos para a vida da pessoa, para o resto da vida. Quanto melhor a criança é tratada, é estimulada, de como damos a segurança e o amor que ela tem nesses primeiros anos, ela se desenvolve melhor, passa a ter mais capacidade de aprendizagem e de estabelecer relações com os outros. E a partir do programa Mais Infância Ceará, estamos dando prioridade e atenção para a primeira infância entregando equipamentos como esse aqui, com toda a estrutura para formar crianças mais felizes”, explicou Izolda Cela.

Com o CEI de Itatira, já são 83 Centros entregues à população por meio do Programa Mais Infância Ceará, no que se refere ao pilar Tempo de Aprender. Os moradores também contam com o CEI Estevão de Alencar Guerra, localizado no Centro da cidade, desde 2019. O novo ambiente pode receber até 208 crianças, de 0 a 5 anos, com atendimento voltado à aprendizagem, ao cuidado e ao desenvolvimento desse público.

INAUGURACAO CEI E ORDEM DE SERVICO ARENINHA ITATIRA; FOTOS TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA;

Espaços de aprendizagem, cuidado e estímulo ao desenvolvimento para crianças de até cinco anos, cada CEI é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“Nós queremos agradecer pelas obras importantíssimas que já chegaram aqui, e ainda outras virão. Hoje o distrito de Cachoeira foi beneficiado, e com este Centro de Educação Infantil, vamos cuidar melhor das nossas crianças. E vamos garantir uma Areninha também. Famílias, zelem por esse CEI, ele é de vocês, é do filho de vocês”, pontuou o prefeito do município.

Um dos compromissos assumidos pelo Governo do Ceará é a melhoria da educação para meninos e meninas na Capital e no Interior. Por isso, a meta é ter, até o fim de 2022, todos os municípios cearenses com CEIs entregues ou em construção. As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.

Mamãe tranquila

INAUGURACAO CEI E ORDEM DE SERVICO ARENINHA ITATIRA; FOTOS TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA;

Para a mamãe do José Hugo, Rafaele Teixeira, sua rotina passa a ser mais tranquila agora. “Eu trabalho na escola Eduardo Barbosa como coordenadora pedagógica, e todos os dias tinha de ficar longe do meu filho, preocupada. Agora meu filho estuda nesse belíssimo Centro de Educação Infantil, e, além de estar extremamente feliz com essa conquista, minha e da comunidade aqui no distrito de Cachoeira, me sinto totalmente tranquila e privilegiada. Meu filho está num ambiente educacional de qualidade, com profissionais de excelência, onde eu sinto que a educação dele está em boas mãos”, agradeceu.

Conscientização ambiental

INAUGURACAO CEI E ORDEM DE SERVICO ARENINHA ITATIRA; FOTOS TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA;

No CEI no distrito de Cachoeira, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

A política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza e saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância.

Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável, e para a manutenção de cidades mais verdes.

Areninha

INAUGURACAO CEI E ORDEM DE SERVICO ARENINHA ITATIRA; FOTOS TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA;

Na mesma ocasião, a governadora Izolda Cela assinou a Ordem de Serviço que autoriza a construção de uma Areninha para o município de Itatira. O equipamento de esporte será construído no distrito de Cachoeira, com prazo para execução dos serviços de 120 dias corridos.

Com investimento de pouco mais de R$ 300 mil, a Areninha Tipo II terá um área de intervenção de 1.200 m², campo society, grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

Presentes

Estiveram presentes ao evento a vice-prefeita Carol Alexandre; o deputado federal Idilvan Alencar, e o deputado estadual Zezinho Albuquerque; vereadores, secretários municipais, prefeitos da região e lideranças sociais. 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *