Primeiro deficiente físico amputado, cearense, concorre ao Mister Brasil.

De Maracanaú, Hendson Baltazar tem se destacado não só pela beleza física, mas também pela história de vida escrita com experiências intensas que lhe deram a conquista de Mister Ceará. O modelo, é técnico em radiologia, professor universitário, formado em educação física, com um detalhe, deficiente físico amputado, o primeiro a concorrer ao Mister Brasil CNB 2020. A sua deficiência foi adquirida após um grave acidente de trânsito ocorrido em 2014, transformando a sua vida em uma sequência de realizações que tem influenciado a vida de multas pessoas.

Antes do fato, em 2012, Hendson cursava a faculdade de Educação Física e iniciava o seu estágio. Quando estava no 5º semestre, algo inesperado lhe aconteceu. “No dia 23 de fevereiro, por volta das 23h, eu sofri um grave acidente automobilístico que mudou completamente a minha vida”, lembra. O cearense foi atingido por uma moto, sendo levado para o hospital, inconsciente, em estado grave, ficando em coma induzido, numa UTI, seguido por 40 dias internado, acordando com o pé direito amputado. Antes do acidente, ele praticava natação, surf de body boarding, musculação e futebol. Hoje, com algumas adaptações, realiza tudo.

Além da vida profissional e dos prazeres da vida particular, ainda sobra tempo para a vida espiritual, onde se dedica na comunidade católica. “Na vida religiosa, sou assessor da Pastoral da Juventude, coordenador da Pastoral do Batismo e Ministro da Palavra”, informa. As igrejas católicas, evangélicas, a família e os amigos, formaram uma grande corrente de oração durante o seu internamento. Uma campanha de doação de sangue também foi realizada. Já em casa, depois de 40 dias acamado, levantou-se pela primeira vez, iniciando a luta para voltar a andar. “Como deficiente físico amputado de muletas, voltei pra faculdade, aos serviços da igreja e comecei de fato o processo de reabilitação. Não foi fácil, mas consegui”, explica.

Ao passo em que concluía o ensino superior, também, enfrentava novas adversidades. Devido a grave lesão do joelho e de ter usado dois tipos de próteses sem sucesso, foi necessário uma nova amputação e mais uma cirurgia, somando mais de 10 procedimentos cirúrgicos durante toda reabilitação. Foram três anos de fisioterapia e hidroterapia. Em 2016, concluiu o curso de Educação Física. Em 2018, após conseguir largar definitivamente as muletas, começou a cuidar da sua saúde. “Dei início a uma dieta e exercícios físicos de musculação. Com minha rápida evolução, alguns profissionais da moda entraram em contato comigo pra saber se eu tinha interesse em participar de um concurso de beleza”, lembra.

Por causa da deficiência física, Hendson tinha dúvidas se aceitava. “Inicialmente, pensei ser algo impossível, mas logo depois resolvi aceitar esse novo desafio na minha vida. Fui aclamado como o Mister Maracanaú CNB 2019”. Me paparei durante seis meses e consegui o terceiro lugar. Atualmente, trabalha como professor de musculação, personal trainer e voluntário do Projeto Social Anjinhos de Deus. Com a pandemia, o certame de 2020 não foi realizado. Hendson recebeu um novo convite e aclamação como Mister Ceará CNB 2020. Será o primeiro candidato deficiente físico amputado com prótese a participar do maior concurso de beleza masculina do Brasil. “Comecei a escrever minha história como Mister no ano de 2019, onde representei com muito orgulho a minha cidade de Maracanaú. Tenho certeza que com a dedicação e o esforço que tenho, posso alcançar novas conquistas”, explica.

Com o sentimento de mais preparado, o cearense busca a realização do que chama de missão. “Eu quero continuar a escrever a minha história de superação porque tenho como uma missão. Quero ser um embaixador da beleza masculina nacional, para erguer uma bandeira que representa milhares de pessoas, muitas vezes, sem a oportunidade que eu tive, chama-se bandeira da inclusão”, defende. A final do concurso Mister Brasil CNB 2020 acontece em Brasília no dia 5 de dezembro de 2020.

Saiba Mais:
29 anos, técnico em radiologia, professor universitário, formado em educação física, com um detalhe, deficiente físico amputado, o primeiro a concorrer ao Mister Brasil CNB 2020.

Instagram: @hendsonbaltazar

Assessoria:
Jornalista Darlyson Déles
Contato: (85) 991609834 ligação ou whatsApp
IG @darlysondeles

Deixar uma resposta