Secult lança “Programa de Formação Continuada”. Abertura online contará com a palestra de Marilena Chauí

O programa para servidores, realizado em parceria com a EGPCE, é um marco na valorização e aprimoramento da gestão de pessoas e a qualificação para o desenvolvimento de políticas culturais no Ceará

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) lança, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), o Programa de Formação Continuada da Secult, voltado para servidores da Secretaria. O primeiro módulo, Conhecendo a Secult, se dará em formato online, no período de 25/06 a 09/07/2021, por meio da plataforma Sympla. Para a abertura da formação, a Secult vai realizar uma live, no dia 25/06, às 15h, com a participação da professora Marilena Chauí e do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. A live será transmitida no canal do YouTube da Secult, aberta ao público. Acompanhe: https://youtu.be/ceENCKfacpA.

O Programa tem o objetivo de fornecer aos servidores da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará um ambiente de aprendizagem continuado referente às políticas públicas de cultura e aos aspectos de desenvolvimento institucional necessários para a garantia plena dos direitos culturais à população do Estado do Ceará.

“O início do Programa de Formação Continuado da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará é um marco que demonstra um movimento de valorizar o aprimoramento da gestão de pessoas e a qualificação do corpo técnico da secretaria, para que este esteja cada vez mais preparado para desenvolver políticas culturais à altura dos grandes desafios que encontramos na gestão pública da cultura. É um espaço de ensino, aprendizagem e desenvolvimento contínuo que certamente será fundamental para trazer mais resultados e continuidade às ações e projetos desenvolvidos pela SECULT”, afirma Sofia Mettenheim, coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Secult Ceará.

Módulos

O primeiro módulo será a inauguração do Programa, e a ideia é que seja uma apresentação da Secult-CE com o objetivo de aprofundar o conhecimento do corpo técnico sobre a própria secretaria, englobando seu propósito, suas diretrizes conceituais e estratégicas, assim como os trabalhos desenvolvidos por suas coordenadorias e assessorias.

Para isso, o módulo está estruturado em três grandes blocos denominados Parte 1, na qual contaremos com a participação de pessoas de referência no campo cultural, trazendo temáticas que fundamentam as políticas públicas em uma perspectiva crítica. Também vamos nos debruçar mais detalhadamente sobre o Planejamento da Política Cultural da Secult-CE os seus fundamentos e estrutura; Parte 2, na qual somos convidades a percorrer cada uma das coordenadorias com suas especificidades, para entender melhor suas atuações, considerando o conhecimento técnico e as reflexões que permeiam o compromisso de cada uma com o Planejamento da Política Cultural, respondendo às demandas da sociedade; Parte 3, na qual encontraremos representantes da sociedade civil, trabalhadores(as) do campo cultural, com quem vamos dialogar, em um exercício de participação cidadã e de consolidação das práticas de gestão democrática, para melhor compreender o importante papel que a sociedade civil tem de produção e difusão de conhecimentos sobre as políticas culturais.

Parceria

O Programa de Formação Continuada da Secult-CE é uma parceria entre esta secretaria e a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, escola vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), que desenvolve ações de capacitação para os gestores, servidores e empregados públicos, possibilitando o desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e agilidade do serviço público no Estado do Ceará.

Ao final do evento, será emitido um certificado de participação aos servidores que completarem o ciclo formativo, que tenham participado dos três eventos referentes às três partes da formação.

Deixar uma resposta