Geração Millennials ou Geração Z, qual a melhor? por Aurineide Camurupim

Você é uma daquelas pessoas que começa a recordar da sua infância e fica comparando com o que as crianças vivem hoje? Se a resposta for sim, bem, você não está sozinho! A partir dos 30 anos já está liberado para dizer coisas como: “no meu tempo não era assim não”, então.. hoje em dia as crianças com 5 anos já tem celular, tablet, tênis de rodinha. Eu com cinco anos só tinha piolho. Mas e ai? qual infância foi a melhor, a de hoje em dia, ou a de antigamente?

Brinquedos antigos x atuais

Quando você era pequeno nos anos 70, 80 e 90 você brincava de quê? Bola, pião, bila, pega-varetas, damas, xadrez, pega-pega, soltava arraia, corrida, cabra-cega, adedonha, esconde-esconde, bandeirinha, policia e bandido e mais um monte de brincadeiras. Não tinha segredo, tudo muito simples e divertido, era só juntar todo mundo na rua ou na casa de alguém e usar a imaginação. Se sua família tinha uma condição um pouco melhor, você também tinha outras opções de brincadeiras, como jogar  Atari ou Nintendo, mega drive, também tinha os brinquedos clássicos, Comandos em Ação, Lego, Barbie, banco imobiliário, war, lango-lango, falcon, genius e também os brinquedos assinados por apresentadores infantis, como a Xuxa, Eliana, Angélica, Fofão e muitos outros!

E também não podemos esquecer que ser criança naquela época durava mais. Era comum ver os meninos de 12, 13 e 14 anos correndo pela rua em carrinhos de rolimã, patinete que eles mesmos faziam e bicicleta, patins, hoje em dia, as coisas mudaram um pouco. A não ser quando se trata de cidades muito pequenas do interior ou condomínios fechados, ver crianças brincando na rua é cada vez mais difícil e ver crianças brincando em qualquer lugar é muito difícil. Brincar quase que se tornou uma atividade relacionada a primeira infância. Até os 7 anos, tudo bem “perder tempo” com brinquedos. Depois disso, os meninos de hoje só querem saber de jogos eletrônicos.

Programação infantil de ontem e de hoje

Quem cresceu nos anos de 1970 até 2000 podia aproveitar muitos opções de desenhos e programas infantis. Em praticamente todos os canais, o período da manhã era dedicado totalmente as crianças, que assistiam: Caverna do Dragão, He-Man, She-ra, Capitão Planeta, Pica-Pau, Punk a levada da breca, ThunderCats, As aventuras de babar, Doug, Pink e Cérebro, Zé Colmeia, manda chuva, bob pai e bob filho, lula lelé, pica-pau, plic-ploc, tv globinho, Daniel azulay, a feiticeira faceira, jeannie é um gênio, os herculóides, zé colmeia, Ursinhos Gummi e muitos outros. Era só ligar no SBT, TV Cultura, Record, Manchete, Globo e aproveitar os desenhos.

Já, hoje em dia, não é que os desenhos não sejam bons. O problema são as poucas opções na TV aberta. Só a Cultura e o SBT possuem uma grade de programas voltadas ao público infantil. Mas em nem todas as cidades esses canais pegam. Nesses casos, os pais precisam assinar algum pacote, seja de Internet ou TV, para garantir opções aos filhos…

E ai, qual a melhor geração??? Comenta!

Siga-a no instagram: @aurineidecamurupim

Aurineide Camurupim

Aurineide Camurupim

Humorista há mais de 27 anos com participações em diversos programas de TV de rede nacional. Viaja por todo o país com seus shows levando alegria por onde passa.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *