A importância de uma alimentação saudável em tempos de pandemia por Leticia Lima

Foto: Reprodução

Nutrir-se vai muito além de satisfazer a fome, a nutrição é essencial no desenvolvimento e na saúde humana.

É de extrema importância fortalecer nossa imunidade, pois é ela que garante a proteção para nosso corpo contra infecções. O nosso sistema imunológico é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas, fatores como sono, atividade física, fatores emocionais e a alimentação, podem influenciar na nossa imunidade.

A relação da alimentação e a nossa imunidade são bem próximas!
Em momentos de ansiedade é comum procurarmos conforto na comida, seja aumentando as quantidades ou buscando alimentos que nos dão a sensação de prazer, juntamente com uma pausa a pratica de atividade física e com isso podemos prejudicar nossas defesas nessa fase delicada que estamos vivendo.

Ter uma boa alimentação é um fator significativo na determinação do estado de saúde e longevidade, e isso envolve a compreensão da importância de uma alimentação adequada e equilibrada rica em nutrientes que auxiliam no funcionamento adequado do nosso sistema imune. Lembrando que não existem superalimentos, fórmulas, “shots”, sucos ou soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes, que possam ser indicadas como forma de prevenção ou até tratar pessoas contaminadas pelo vírus.

Nesse momento que estamos vivendo é de extrema importância ter uma alimentação variada e composta por alimentos de boa qualidade nutricional. No que diz respeito à população brasileira, a recomendação é que a dieta seja composta em sua maioria, por alimentos in natura ou minimamente processados, nutrientes como Vitamina A, C, Ferro, Zinco e Selênio podem atuar de maneira positiva no sistema imunológico.

A alimentação saudável é baseada na diversidade de consumo de alimentos de boa qualidade e em quantidades adequadas para cada pessoa, e deve ser praticada constantemente para fortalecer seus benefícios. Lembrando que a alimentação por si só não é garantia de que indivíduos se tornem imunes a COVID-19.

Leticia Lima
Pós graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
Pós graduada em Atenção à saúde

CRN 23222

Endereços:
Fortaleza: 📍 Edifício Leste Ville – Rua Gustavo Sampaio, 722, Parquelândia
Paracuru: 📍Laboratório Anallysis – Rua Ormezina Sampaio, 454, Centro

Deixar uma resposta