Vou cantar agora: posso cantar sem aquecimento vocal? por Eugênio Galvão

Os exercícios vocais, aos quais incluem aquecimento, desaquecimento, respiração e relaxamento são imprescindíveis para a saúde da voz e para o desenvolvimento do canto. Assim como nosso corpo precisa de exercícios físicos para a melhor qualidade de vida e desempenho cognitivo a laringe também necessita desse cuidado por ser um músculo que juntamente com as cartilagens são capazes de produzir sons. Os exercícios devem ser feito antes e após o canto, procure está centralizado, nos exercícios não force a garganta, deixe os sons fluírem suavemente.

O aquecimento vocal tem como objetivos aumentar o fluxo sanguíneo, maior flexibilidade das pregas vocais para o devido alongamento e encurtamento durante as variações de frequência, qualidade vocal com maior componente harmônico, aumento do nível de pressão sonora e melhora da projeção vocal e da articulação dos sons. O desaquecimento, por sua vez, busca o retorno para os ajustes musculares habituais da voz falada, diminuindo o fluxo sanguíneo, evitando assim a fadiga muscular. As abordagens de aquecimento e de desaquecimento vocal atuam como medidas profiláticas para melhorar o desempenho vocal e prevenir o aparecimento de lesões, Decorrentes do uso incorreto e abusivos da voz.

A respiração é um dos itens mais importantes no canto, pois está relacionada com a afinação, volume da voz e a resistência do cantor. Fisiologicamente falando a respiraçãoé um processo em que um organismo troca oxigênio e dióxido de carbono com seu meio ambiente. Por isso é essencial ter um bom condicionamento físico.

O relaxamento antes do canto é essencial para eliminar as tensões.O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários. E no caso do(a) cantor(a), o seu instrumento é o próprio corpo!

Abaixo são apontados alguns exercícios de aquecimento, desaquecimento, relaxamento e respiração.  Vale ressaltar que cada indivíduo possui organismo diferente. Cada ser tem sua particularidade.  No canto observamos diferenças nos timbres, nos alcances e para isso é necessário procurar um profissional habilitado para cuidar da sua voz.

Exercícios De Aquecimento.

Exercício De Desaquecimento.


Exercício De Respiração.

Eugênio Galvão
Músico

Acadêmico de Fonoaudiologia

Siga-o no instagram: @eugeniogalvao

Deixar uma resposta