Campanha da Semana Mundial da Alergia 2022  terá como tema “A conexão asma e alergia: respirando melhor”

Compartilhe nas redes

De 05 a 11 de junho acontece a Semana Mundial da Alergia com o tema “A conexão asma e alergia: respirando melhor”. Em Fortaleza, a semana será centro de debates, no dia 4 de junho (sábado), de 8h às 12h, na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), com o tema as Estações Práticas da Alergia e voltado para os pediatras. Confira programação abaixo.

Estatísticas do DATASUS indicam que as medidas preventivas adotadas na pandemia de Covid-19 reduziram o número de internações de pacientes com asma no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mostram que no ano de 2019 eram 77 mil pacientes com asma internados. Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia, o número caiu para 45 mil internações por asma. (fonte: Gengiber Comunicação)

“A máscara, o distanciamento social e as outras ações adotadas preveniram não só a Covid, mas todas as infecções respiratórias, que são um dos principais desencadeantes das crises de asma”, explica Dr. Pedro Giavina-Bianchi, coordenador do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Asma

O Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) explica que é muito importante manter o controle da doença, principalmente nesse período de pandemia. Isso porque se a asma não estiver sob controle, pode acarretar complicações ao paciente caso ele contraia a Covid-19. O mesmo vale para a rinite.

A asma, que atinge entre 10% e 25% da população brasileira, é responsável por cerca de 2 mil mortes por ano só no Brasil. Os principais sintomas da asma em decorrência da inflamação dos brônquios são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, manifestação clínica normalmente acentuada após esforço físico e até mesmo ao falar e rir.

São muitos os desafios para se chegar ao controle da doença, entre eles a dificuldade de conseguir que o paciente dê continuidade ao tratamento proposto pelo especialista.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros.

Asbai Ceará

No Ceará, a campanha da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional Ceará (Asbai-CE) realizará uma programação de conscientização junto à grande mídia, informando sobre a importância da prevenção, os cuidados e do acompanhamento do especialista. 

Serviço:

Campanha da Semana Mundial da Alergia 2022 como tema “A conexão asma e alergia: respirando melhor”, de 5 a 11 de junho.

Inscrições e Informações

 @asbai_ce

Asbai na internet

www.facebook.com/asbaice e Asbai Alergia

Youtube:https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia
Site: www.asbai.org.br

Compartilhe nas redes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.