Exposição virtual de Celso Oliveira sobre Fortaleza é lançada na segunda, 11/1, às 20h

“Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza” reúne 35 fotos do fotógrafo carioca radicado no Ceará.

A identidade, o patrimônio, a história, e a memória de Fortaleza retratadas pelo olhar de Celso Oliveira compõem o cerne da exposição virtual  “Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza”, que será lançada nesta segunda-feira, 11 de janeiro, às 20h, no canal do Youtube do fotógrafo. Fruto de um projeto fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) – e com produção da Via de Comunicação e Cultura, a exposição reúne 35 fotografias tiradas ao longo da carreira do fotógrafo no Ceará. Uma live sobre o processo de criação vivenciado pelo artista  também está programada para acontecer no dia 13, às 20h, no Instagram @celsoliiveira, com o próprio Celso Oliveira e a jornalista e fotógrafa Iana Soares. Toda a programação é gratuita, com classificação indicativa livre.

Na exposição é possível conferir o olhar poético e de flâneur sobre a cidade, em que Celso destaca muito de sua trajetória afetiva e da sua relação com os lugares e pessoas de Fortaleza, celebrando o patrimônio material e imaterial da cultura local. As fotografias passam pelo Centro da cidade, com suas edificações históricas e ícones fortalezenses e chegam até a Praia de Iracema e o Mucuripe, resgatando a vida dos pescadores e jangadeiros. Do retrato ao fotojornalismo, do experimental ao ensaio documental, Celso mostra toda sua sensibilidade e afeto à cidade, seus habitantes e suas edificações.

A exposição marca também uma efeméride do fotógrafo carioca que chega à marca de 40 anos vivendo no Ceará e é apresentada com textos da jornalista e também fotógrafa Iana Soares sobre a cidade e a fotografia de quem ela considera um mestre.  Exibida nas redes sociais do fotógrafo Celso Oliveira, a exposição estará disponível em formato de vídeo.  

Entrevista bônus e acessibilidade

A exposição “Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza” retrata a cidade em suas múltiplas esferas em texto, imagens e comentários do próprio Celso Oliveira, em entrevista bônus, que faz parte do projeto. O conteúdo estará disponível também no canal do Youtube de Celso Oliveira. Como medida de acessibilidade, a exposição em vídeo contará com uma janela em libras, assim como no material bônus. 

Serviço

Exposição virtual  “Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza”, por Celso Oliveira

Lançamento: 11 de janeiro, às 20h, no canal do Youtube de Celso Oliveira. Acesse: 

Live sobre a exposição com Celso Oliveira e Iana Soares: 13 de janeiro, às 20h, no Instagram de Celso Oliveira (@celsoliiveira).

Fotos: Celso Oliveira

Compartilhe nas redes
Imagem padrão
NCTDS
Artigos: 515

Deixar uma resposta