CAIXA Cultural Fortaleza apresenta “Subsequência”, exposição sobre histórias em quadrinhos

16/05/2025 4 min de leitura
Cultura

Foto: Obra da artista Juliana Siebra

Mostra que explora relação entre HQ’s e artes visuais estará em cartaz entre 23 de maio e 20 de julho

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, a partir da próxima sexta-feira (23), a exposição coletiva SUBSEQUÊNCIA, que explora a relação das histórias em quadrinhos e as artes visuais. O projeto reúne obras com produção contemporânea de quadrinhos que extrapolam os limites das páginas de revistas e ocupam as galerias de arte. O acesso ao evento é gratuito e de classificação livre.

A edição em Fortaleza é dedicada, exclusivamente, aos artistas cearenses, contando com a curadoria do artista visual Weaver Lima, que apresenta nove expositores de diferentes gerações. O público será convidado a vivenciar histórias em quadrinhos em diferentes formatos, como instalações, vídeos, murais e obras interativas. A ideia é que uma nova forma de experimentar as diversas maneiras como as HQs podem ser produzidas, exibidas, vistas e lidas. A exposição estará em cartaz até 20 de julho.

A mostra tem realização do Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). A parceria com a CAIXA Cultural faz parte do projeto itinerante Percursos, que promove a formação e difusão das expressões artísticas e culturais.

Sobre o curador:

Weaver Lima é produtor cultural, curador, quadrinista e artista visual. Em 2008, criou o coletivo MONSTRA com o qual realizou diversas exposições e intervenções urbanas. Atualmente, a MONSTRA é uma produtora cultural especializada em exposições, filmes, publicações e cursos, de produção independente.

Enquanto curador realizou diversas mostras tendo como foco os quadrinhos, entre elas “HQ-CE”, exposição permanente para a Gibiteca de Fortaleza, que apresenta panorama da produção de histórias em quadrinhos no Ceará de 1930 a 2010. Já nos espaços culturais da CAIXA, o curador realizou “O Ordinário Rafael Sica”, do cartunista Rafael Sica (RS), em Fortaleza (2018); “Quadrinhos Impossíveis 2019”, no festival nacional de histórias em quadrinhos (CAIXA Cultural Fortaleza e Rio de Janeiro); e “Quadrinhos Impossíveis 2023”, na CAIXA Cultural Fortaleza em 2023.

Sobrado Dr. José Lourenço:

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará.

Patrocínio Cultural:

A exposição coletiva SUBSEQUÊNCIA integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

Serviço:

[Artes Visuais] Exposição “SUBSEQUÊNCIA”

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Datas: 23 de maio a 20 de julho de 2025

Acesso gratuito

Programação: Consultar no Instagram:  sobrado154

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: (85) 3453-2770 / Site CAIXA Cultural /  caixaculturalfortaleza

Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *