Leonardo Tonus e Socorro Acioli participam de roda de conversa sobre “A hospitalidade da literatura”, próxima quarta-feira (2/8)

Leonardo Tonus Foto: Divulgação

Iniciando a programação de agosto, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realizará a roda de conversa “A hospitalidade da literatura: um encontro com Leonardo Tonus e Socorro Acioli”. O encontro acontecerá no espaço Multiuso da Bece, no dia 2 de agosto, a partir das 18h30, e tem entrada gratuita. Na ocasião, Leonardo Tonus lançará o livro “Diários em Mar Aberto”.

A roda de conversa abordará a capacidade da escrita literária de acolher, envolver e cativar o leitor, proporcionando-lhe uma experiência acolhedora e envolvente. O escritor Leonardo Tonus e a escritora Socorro Acioli conversarão sobre como obras literárias conseguem criar um ambiente acolhedor e hospitaleiro por meio da narrativa, personagens, cenários e estilo de escrita, fazendo com que o leitor se sinta bem-vindo e imerso na história. 

Lançamento de livro

No seu mais recente livro, “Diários em Mar Aberto” (editora Folhas de Relva), Leonardo Tonus explora os movimentos de fuga de nosso tempo e a história da migração de sua própria família. Ao navegar pelas memórias e emoções, entrelaçar o familiar e o desconhecido, o autor cria em seu último livro de poemas um verdadeiro caleidoscópio pessoal, poético e político. Traduzido por Lilli-Hannah Hoepner e publicado em alemão pela Editora Hagebutte, o terceiro livro de Leonardo foi agraciado com o Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no exterior, da Fundação Biblioteca Nacional.

Sobre os participantes

Leonardo Tonus é escritor e professor de literatura brasileira na Sorbonne Université (França) desde 2000. Vencedor do “Grand Prix Poésie RATP – 2023”, é autor de três coletâneas de poesia: Agora Vai Ser Assim (2018), Inquietações em tempos de insônia (2019) e Diários em mar aberto (2021), publicada em alemão, em 2023. Em 2014, foi condecorado pelo Ministério de Educação francês “Chevalier das Palmas Acadêmicas” e, em 2015, “Chevalier das Artes e das Letras” pelo Ministério da Cultura francês. É o idealizador e organizador do festival Printemps Littéraire Brésilien e do Projeto MIGRA. Publicou diversos artigos acadêmicos sobre autores brasileiros contemporâneos. 

Socorro Acioli é jornalista, escritora e Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Venceu o Prêmio Jabuti de 2013 com o livro infantojuvenil “Ela tem olhos de céu”. Foi selecionada por Gabriel García Márquez para ser aluna no curso “Como Contar um Conto na escola de Cinema de San Antonio de Los Baños”, em Cuba, a partir da sinopse do romance A cabeça do Santo, publicado no Brasil e traduzido para o inglês e o francês e espanhol. Coordena a especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza. Em outubro lançará o livro “Oração para Desaparecer”, pela Companhia das Letras. 

Socorro Acioli

Sobre nós!

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Serviço

Leonardo Tonus e Socorro Acioli participam de roda de conversa sobre “A hospitalidade da literatura”

Dia 2 de agosto, às 18h30

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Praia de Iracema)

Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/ 

Mais informações:

Ascom Bece – [email protected]   

Ivy Ariane – 85 99991.8382–

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *