Museu da Cultura Cearense encerra exposição “Retrato de Mestre” e traz programação especial neste final de semana

Foto: Divulgação

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) encerra neste final de semana a exposição “Retrato de Mestre”, mostra em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC) desde março deste ano, que já soma mais de 10.000 visitantes. Gratuitas, as visitações podem ser feitas nesta sexta-feira (18), das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, com último acesso sempre às 17h30. Para marcar o encerramento, o MCC traz uma programação especial de visitas mediadas.

Sobre “Retrato de Mestre”

     Com curadoria do Mestre Júlio Santos, referência na arte da fotopintura, da assessora de museus do Dragão, Valéria Laena, e de colaboradores do MCC e expografia de Rodrigo Costa Lima, a mostra apresenta um acervo composto de imagens e objetos relacionados a uma fotografia que vai dos monóculos, das câmeras de instantâneo (popularmente conhecidas como lambe-lambes) e dos retratos pintados, práticas de registros mais artesanais que já foram comuns no Ceará, à aplicação de técnicas digitais, conjunto fruto de ensaios dos fotógrafos Tiago Santana e Luiz Santos, acervo do colecionador e pesquisador Titus Riedl, obras do xilógrafo Carlos Henrique e material inédito do mestre Júlio Santos.

     A Mostra dispõe de recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência, como mediação inclusiva, intérprete e vídeos com tradução em LIBRAS, audiodescrição em sistema NFC, textos em braille e ampliados e réplicas táteis de obras.




Visitas mediadas gratuitas no MCC

     Celebrando o Dia Mundial da Fotografia, neste sábado (19), às 16h, Maria da Penha Sousa, filha do João Brás, famoso retratista em Juazeiro do Norte, realiza a mediação “Trajetória e Memória da fotografia popular”, visitação à mostra “Retrato de Mestre” na qual a convidada comentará as suas andanças relacionadas a essa fotografia ambulante do monóculo e do lambe-lambe, muito presente nas praças de romaria, festas populares e feiras. 

     No domingo (20), também às 16h, a jornalista Izabel Gurgel, pesquisadora em patrimônio material e imaterial, e o Mestre Júlio dos Santos conduzem a “Encruzilhada de tradições culturais: mestras e mestres nos caminhos do Ceará”, visita que destaca os mestres e mestras presentes na exposição “Vaqueiros”, como a Dona Dina, vaqueira dos sertões de Canindé, e o Seu Bibi e seu filho Dinho, mestres das manualidades, por exemplo. A atividade ressalta ainda dois mestres da pesquisa nascidos no Ceará: Gilmar de Carvalho (1949-2021), aniversariante de agosto, e Oswald Barroso, criador dos textos da exposição “Vaqueiros”. Em seguida, na exposição “Retrato de Mestre”, os facilitadores fazem uma imersão no acervo de fotografia analógica e nas narrativas sobre as técnicas, desde a fotografia pintada à fotografia digital. 



Sobre o MCC


     O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Serviço: Encerramento da exposição “Retrato de Mestre”
Visitações gratuitas no dia 18 (sexta-feira), das 9h às 18h, e nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo) das 13h às 18h (com último acesso sempre às 17h30)
Local: Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre.
Visitas mediadas
“Trajetória e Memória da fotografia popular”, com visita guiada por Maria da Penha Sousa, no dia 19 de agosto de 2023 (sábado), às 16h. 
“Encruzilhada de tradições culturais: mestras e mestres nos caminhos do Ceará”, com visitas guiadas por Mestre Júlio Santos e Izabel Gurgel, no dia 20 de agosto de 2023 (domingo), às 16h. 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *