PROJETO “LIBRAS, CÂMERA, AÇÃO!” ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA SEGUNDA EDIÇÃO EM FORTALEZA
Foto: Divulgação

PROJETO “LIBRAS, CÂMERA, AÇÃO!” ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA SEGUNDA EDIÇÃO EM FORTALEZA

Iniciativa pioneira promove inclusão de jovens surdos no audiovisual através formação prática e WebSérie inédita

As inscrições estão abertas para a segunda edição do projeto “Libras, Câmera, Ação!”, uma ação inovadora que transforma a acessibilidade no audiovisual ao capacitar 10 jovens surdos e ensurdecidos na produção cinematográfica. Com 100 horas de formação gratuita, o curso abrange roteiro, direção, produção, fotografia e edição, preparando os participantes para atuarem no mercado de trabalho e dando origem a uma WebSérie com 5 episódios totalmente desenvolvida por eles.

O projeto é realizado pela Mabeni Produções com o apoio da Casa de Vovó Dedé e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura – SECULT- e conta com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo. As inscrições permanecerão abertas até o dia 31 de março, e as aulas estão programadas para começar no dia 7 de abril, em formato preferencialmente presencial.

Os interessados podem se inscrever pelo formulário disponível no Instagram oficial do projeto @librascameraacao. Além do preenchimento do formulário, parte da inscrição pode ser realizada por meio do envio de um vídeo, compartilhado através de um link.

Inversão de paradigma: audiovisual feito por surdos, para surdos

Diferente da maioria das iniciativas que apenas legendam ou incluem janela de Libras, o “Libras, Câmera, Ação!” desafia a lógica tradicional da acessibilidade ao colocar as pessoas surdas no centro do processo criativo e técnico. Aqui, os participantes não são apenas representados, mas assumem o papel de realizadores – da concepção à finalização do conteúdo.

Ao longo do curso, os alunos terão suporte integral de intérpretes de Libras e acesso a equipamentos e softwares profissionais, além de aulas teóricas e práticas que os guiarão na produção da WebSérie. O projeto promove o desenvolvimento artístico e profissional, criando oportunidades concretas de ingresso no setor audiovisual, que historicamente oferece poucas portas abertas para profissionais surdos.

O projeto ainda oferecerá, gratuitamente, 3 workshops acessíveis por libras de 3 horas cada sobre: 1) produção de audiovisual, 2) mapa cultural e editais; 3) mercado de trabalho

Como participar?

🔹 Inscrições abertas e gratuitas: até 31 de março

🔹 Inscrição: Formulário no Instagram @librascameraacao

🔹 Início das aulas: 7 de abril. Local: Rua Jerônimo de Albuquerque, 445,

Barra do Ceará (Casa de Vovó Dedé)

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *