Último fim de semana para conferir, na CAIXA Cultural Fortaleza, exposição internacional de Arte Naif, com 96 obras, de artistas de 15 países. Entrada franca, de terça a domingo, 14/9
Foto: Divulgação
Último fim de semana para o público de Fortaleza conferir a exposição do Festival Internacional de Arte Naif – FIAN, evento que está em sua sexta edição e oferece a oportunidade de acesso ao trabalho de artistas de 20 estados brasileiros e de 15 países. Na CAIXA Cultural Fortaleza, a exposição está aberta para visitação neste sábado, 13/9, das 10h às 20h, e neste domingo, 14/9, das 10h às 19h, com entrada gratuita, reunindo 96 obras, uma de cada artista selecionado, em celebração à arte popular.
O festival, idealizado e coordenado pelo artista visual Adriano Dias, de Guarabira, Paraíba, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da CAIXA Residencial, e apoio da CAIXA e do Governo Federal, celebrando a riqueza e a força da arte Naif. Durante a exposição das obras em Fortaleza, no foyer superior da CAIXA Cultural, o público também pode apreciar uma instalação sobre a cidade de Guarabira.
“Diante de tantas histórias retratadas pela arte Naif, que também abordam e enfatizam o cuidado com as famílias em diferentes lares, poder contribuir com a conexão, acesso e valorização das expressões culturais é motivo de muito orgulho para a CAIXA Residencial. Ao narrar a nossa cultura de forma detalhista e vibrante, a arte Naif inclui em sua essência a riqueza da brasilidade, identificada a cada traço e criação dos artistas. Que, juntos, possamos incentivar o reconhecimento deste movimento artístico em diferentes espaços pelo Brasil”, detalha o CEO da CAIXA Residencial, Rodrigo Valença.
A curadoria desta edição ficou a cargo da museóloga e ex-diretora do Museu Internacional de Arte Naif (MIMAN-RJ) Jaqueline Finkelstein, do colaborador do Museu Internacional de Arte Naif de Magog, no Canadá, Jacques Dupont, e de Pedro Cruz, sócio fundador da Galeria André Cunha de Arte Naif, em Paraty. Juntos, foram responsáveis por selecionar os trabalhos com base em critérios como originalidade, qualidade plástica, caráter autoexplicativo e fiel representação da estética Naif.
O festival também prestará homenagem aos artistas Geo, de João Pessoa (PB), e Ivone Mendes, de Olinda (PE), ambos com trajetórias significativas no cenário da Arte Naif. Como ação de responsabilidade social, 500 sementes de jacarandá estão sendo distribuídas ao público da exposição.
Coordenador do Festival Internacional de Arte Naif e da exposição em Fortaleza, Adriano Dias é um nome de referência no estilo Naif, um artista visual autodidata. Seu trabalho aborda cenas do cotidiano nordestino, mesclando elementos da religiosidade, imaginário infantil e festejos populares, num profundo resgate de suas reminiscências no interior.
“Estamos muito felizes em poder realizar pela primeira vez em Fortaleza o Festival Internacional de Arte Naif, tendo o privilégio de ter como espaço expositivo a CAIXA Cultural Fortaleza, que realiza um trabalho tão importante, em várias linguagens. A missão do festival é destacar a Arte Naif, a arte popular, em suas variadas expressões, que se refletem, nesta edição, nos trabalhos que o público do Ceará vai poder apreciar”, ressalta Adriano Dias.
Catálogo online e responsabilidade ambiental
O catálogo da exposição está disponível online, no site do festival e no da CAIXA Cultural Fortaleza, como forma de democratização do acesso a informações sobre a exposição, os artistas participantes e as obras selecionadas. Como ação de responsabilidade ambiental, a exposição conta com a distribuição de sachês de sementes de árvores.
Serviço:
Evento: Festival Internacional de Arte Naif – FIAN 2025
Na CAIXA Cultural Fortaleza (Av Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).
Neste sábado, 13/9, de 10h às 20h. Neste domingo, 14/9, das 10h às 19h. Último fim de semana da exposição.
Entrada gratuita.

Deixe um comentário