9° Festival Internacional de Circo do Ceará realiza oficinas gratuitas em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral

Héctor Carrozzo, do Resiliencia Dúo (Argentina) (Foto: divulgação)


Montagem de números aéreos, equilíbrio em mãos, música excêntrica e performática são algumas das oficinas que serão realizadas em julho. As inscrições são gratuitas

Com a proposta de preservar e difundir o saber circense, o 9° Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) está com inscrições abertas para oficinas gratuitas, que vão acontecer em julho em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral. As atividades fazem parte do Programa de Formação Luz no Picadeiro, que busca valorizar a tradição e explorar novas possibilidades de técnicas com intuito de fortalecer os processos de formação, produção, capacitação e instrução de artistas circenses cearenses. Os interessados podem se inscrever através do site  do festival (www.festivaldecircoceara.com).  

Serão realizadas em julho dez oficinas, sendo três em Fortaleza, duas em São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Itapipoca e uma em Sobral, ministradas por artistas circenses do Brasil, da Argentina e da Espanha. Todas as atividades são voltadas para iniciantes e com técnicas avançadas, com 20 vagas cada.

Além das oficinas, em julho, durante o Festival Internacional de Circo do Ceará, como parte da programação do Programa Luz no Picadeiro, haverá encontros nos dias 10 e 11 de julho, na Vila das Artes, em Fortaleza. Na ocasião, serão debatidas questões estruturais, como  espaços para instalação de circos de lona no Ceará e em todo Brasil,  e de políticas públicas para criação de escolas de ensino de artes circenses e um novo olhar para criação da comicidade. Os encontros são gratuitos e acessíveis, com tradução em Libras.

Entre os participantes dos encontros, estão Reginaldo Aparecido Calvo (Presidente da APAECE – Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará), Marlene Querubim (Presidente da UBCI – União Brasileira de Circos), Henrique Castro (Assistente de Coordenação da Escola Pública de Circo da Vila das Artes) e Luciana Belchior Mota (Coordenadora Substituta da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha – ENCLO/DACEN/PRESI/FUNARTE).

Esta edição do Programa Luz no Picadeiro teve início no dia 2 de junho e já realizou aulas-espetáculo exclusivas para alunos, professores e gestores de escolas públicas em Fortaleza, Paracuru, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante. 

O 9º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Rede, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio das Prefeituras Municipais de Fortaleza, São Gonçalo do  Amarante, Paracuru, Itapipoca e Sobral e Apoio Institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos: Enel.

AS OFICINAS EM JULHO 

EM FORTALEZA

Montagem de números aéreos – Com Pablo Nórdio da Cia Barnabô (São Paulo)

Quando: 07 e 10/07, às 16h

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Gestão de Escolas de Circo –  Com Fátima Pontes, da Escola Pernambucana de Circo (Pernambuco)

Quando: 08/07, das 8h às 12h

Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) (Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa)

Equilíbrio em mãos – Com Héctor Carrozzo, do Resiliencia Dúo (Argentina) 

Quando: 10 e 11/07, às 14h

Local: Galpão da Vila (Rua Joaquim Magalhães, Vila Demetrius 156 – Benfica)

EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Música Excêntrica e Performática – Com Fanfarria Ambulante (Argentina)

Quando: 10 e 11/07, às 19h

Local: Sede da Banda de Música de São Gonçalo do Amarante / Biblioteca Pública Municipal Professora Isolda Barbosa de Alcântara (Rua Santos Dumont, 56) 

Brincando de Ser Brincante – Com a Família Los Iranzi (Paraíba)

Quando: 11 e 12/07, às 8h

Local: Escola Socorro Gouveia (R. Francisco Duarte, 227)

EM PARACURU

Parada de mão e jogos de equilíbrio invertido – Com Tomás Taboada Neville (Espanha)

Quando: 12 e 13/07, às 9h

Local: ONG Força Flor (Av. Geraldo Ciríaco, 7440)

Malabarismo com bolas para iniciantes – Com Thaís e Tatiane Cola, as Irmã Cola (São Paulo)

Quando: 14 e 15/07, às 9h

Local: Escola de Arte e Cultura – ARCOS (Rua Estrada das Maleitas, 527)

EM ITAPIPOCA 

Comicidade Preta – Riso como fabulação insurgente – Com João Carlos Artigos (Rio de Janeiro)

Quando: 17 e 18/07, às 19h

Local: Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes Souza, 331 – Violete)

Música Excêntrica e Performática – Com Fanfarria Ambulante (Argentina)

Quando: 17 e 18/07, às 19h

Local: Teatro Alternativo, vizinho à Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa (R. Dom Aureliano Matos, 220 – Centro)

EM SOBRAL

Corpo Acrobático – Com Lu Menin da Cia Barnabô (São Paulo)

Quando: 21 e 22/07, às 19h

Local: Estação da Juventude (Rua João Paulo II – Novo Recanto)

SERVIÇO 

9° Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) – Oficinas do Programa Luz no Picadeiro – Em Fortaleza (7, 8, 10 e 11/07), São Gonçalo do Amarante (10 a 12/07), Paracuru (12 a 15/07), Itapipoca (17 e 18/07) e Sobral (21 e 22/07). Inscrições gratuitas através do site: www.festivaldecircoceara.com. Número de vagas: 20 por oficina. Informações: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e [email protected]. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *