Berg Menezes lança single VAGABUNDO, uma ode à ‘vagabundagem produtiva’ que, na verdade, tem nada de ócio

Obra Vagabundo edit

Quantos artistas já não ouviram o termo “Vagabundo”? É trazendo um pouco dessa realidade sofrida pela classe artística que o cantor e compositor Berg Menezes lança no próximo dia 15 de junho seu mais novo trabalho: o single VAGABUNDO. De acordo com Berg, a música é a resposta do artista à sociedade, daquele “desacreditamento” natural de quem é artista. “A canção é uma ode à ‘vagabundagem produtiva’, o ‘ofício do ócio’ que, na verdade, tem nada de ócio e de descanso. O fazer artístico é diferente de outros trabalhos, mas é sim um ofício”.

A canção foi composta há cerca de 10 anos, no contexto de um movimento de questionamento da legitimidade artística de projetos como Lei Rouanet e outras leis de incentivo. “Lembro que foi quando começaram a ser mais comuns os questionamentos sobre o acesso dos artistas a mecanismos de financiamento. Quando compus essa música tinha a ideia de interpretá-la como um grupo de artista diversos: músicos, palhaços, atores, dançarinos que tivesse um quê de hino, de manifesto, a ideia era ter de fato uma canção que fosse resposta e, ao mesmo tempo, afirmação do que é ser um artista em uma sociedade como a que vivemos”.

Berg acredita que esse lançamento acontece em um momento de retomada na cena cultural. Não só após períodos de isolamento e pandemia, mas, sobretudo, pelos anos sombrios que foram o governo anterior. “Por mais que no estado e município a realidade tenha sido diferente, os impactos são sentidos na pele, e o legado destrutivo da imagem dos artistas permanece. Promover o entendimento de um outro olhar sobre o fazer artístico é extremamente necessário”.

Victor Oliveira, produtor musical e proprietário do Cabidi Home Studio, onde foi realizada toda a produção do single VAGABUNDO explica como foi o processo de gravação. “Por mais que conheça o Berg a bastante tempo, foi um processo de conhecimento. Queria conhecer a maneira como ele pensa e produz música. O Berg também dá bastante liberdade para todos que trabalham com ele, então ele me deixou bastante à vontade para também produzir da minha forma. Nesse caso, também foi um desafio, pois a gente trabalhou de maneira mais ‘crua’, só com três instrumentos, coisa que ele não costumava fazer”. Victor Oliveira também é produtor técnico do Berg.

Berg Menezes

Atuando na cena autoral cearense há quase 17 anos, Berg Menezes iniciou sua caminhada musical participando das bandas Relicário e Os Coadjuvantes, e a partir de 2011 começou sua carreira solo. De lá pra cá lançou os EPs “Imperfeito” (2013) e “Vagabundo” (2014); seu primeiro álbum, “Pedra” (2016); em 2018 lançou seu mais recente disco, “Qual é a Sua Revolução?”, que foi viabilizado através de uma campanha crowdfunding, amplamente abraçado pelos fãs.

Em meio a pandemia da covid-19, Berg Menezes concretizou dois lançamentos de singles, ambos em 2021. Em outubro foi lançado o single “Tudo Normal”, e em dezembro do mesmo ano foi a vez de “Depois de Toda Essa Bad”. As músicas apresentaram ao público uma fase mais experimental do artista no período de isolamento da pandemia de Covid-19.

Serviço

Lançamento do single VAGABUNDO

15 de junho em todas as plataformas de streaming

Pre-save: https://tratore.ffm.to/coisadevagabundo

OUÇA BERG MENEZES

Spotify: https://open.spotify.com/artist/1cEFX2p9kIdaDQ8uHPIa11

Deezer: https://www.deezer.com/en/artist/10346552

Bandcamp: https://bergmenezes.bandcamp.com/

Apple Music: https://itunes.apple.com/br/artist/berg-menezes/1231700202

REDES SOCIAIS

www.instagram.com/bergmenezes

www.youtube.com/bergmenezes

www.facebook.com/bergmenezes

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *