Competindo à Palma de Ouro em Cannes, filme de Karim Aïnouz, “Motel Destino”, nasce dentro das experiências de formação da Escola Porto Iracema das Artes

Foto: Divulgação

O Festival de Cannes anunciou na quinta-feira (11/04), os selecionados na edição de 2024. Um dos destaques na disputa à Palma de Ouro é o longa brasileiro produzido no Ceará, “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz, cujo roteiro foi pensado a partir de encontro com o integrante do Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes, Wislan Esmeraldo

cineasta cearense Karim Aïnouz está pelo segundo ano consecutivo na competição oficial do Festival de Cannes, que ocorre de 14 a 25 de maio, na França. Nesta edição, o diretor compete com o longa-metragem “Motel Destino”primeiro filme cearense a concorrer ao prêmio principal do Festival. Filmado em Beberibe (CE), o longa conta com equipe composta por vários integrantes de diferentes edições dos cursos de formação e laboratórios da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

A Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, celebra esse triunfo, em um ano tão simbólico. “É com grande alegria que recebemos a notícia que o filme ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, foi selecionado para competir no Festival de Cannes, um dos maiores festivais de cinema do mundo. No ano em que celebramos os 100 anos do Cinema Cearense, esse reconhecimento só reforça a potência do nosso audiovisual e a importância dos investimentos nas políticas de incentivo à formação, produção, distribuição e democratização do acesso ao Cinema e ao Audiovisual no Ceará”, afirma.

Diretora da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe enfatiza, com essa conquista, o alcance da Escola Porto Iracema no âmbito do cinema internacional, assim como a relevância que as políticas públicas criadas e mantidas para o setor têm.  “A participação do filme ‘Motel Destino’ em Cannes nos deixa muito felizes, porque reconfirma o talento de Karim Aïnouz, um cineasta cearense que nos orgulha. É muito significativo lembrar da importância das políticas públicas da cultura, que viabilizam projetos como a Porto Iracema, o ambiente que favoreceu o encontro e desenvolvimento do filme, um projeto que integra alunos e colabores da Escola. Estamos em festa!”, ressalta.

A narrativa de “Motel Destino” nasce da parceria de Karim, um dos criadores do Lab Cena15, que durante 9 anos atuou como tutor e agora realiza a mentoria do laboratório, com o roteirista cearense Wislan Esmeraldo, integrante do LabCena15, edição 2014. O longa é protagonizado por Fábio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier, sendo este formado pelo curso básico “Percurso formativo de iniciação: Práticas do Ator”, da turma de  2019. Motel Destino conta, ainda, com as colaborações de Luciana Vieira (diretora assistente e produtora de locação – consultora do Lab Cena 15 desde 2018); Nilo Rivas (produção de elenco, aluno da 10ª edição do Lab Cena 15, em 2019); David Santos (ator que foi integrante  da 10ª edição do Lab Cena 15); Wagner Nogueira (storyboarder, integrante do LabCena15, em 2021); Yuri Yamamoto (integrante  da primeira edição do Lab Cena 15, em 2013) e a designer do filme, Bruna Beserra (ex-assistente do Laboratório de Artes Visuais), entre outros. 

Para Aïnouz, a dimensão que o projeto tem no mundo é gigantesca, além de ser o primeiro filme cearense a estar competindo para a Palma de Ouro em Cannes, também é um projeto que começou em um laboratório da Escola Porto Iracema, feito para pensar filmes. “É importante ressaltar que sem políticas públicas para o audiovisual, para qualquer profissão cultural, a gente não chega a lugar nenhum. Então, a gente tem que ter muito cuidado com essas parcerias e com essas iniciativas, como a Porto Iracema das Artes, para que elas tenham vida longa. O cinema é uma arte que a gente precisa de tempo. E precisa, realmente, de acompanhamento. E eu acho que é isso que a Porto está fazendo há tantos anos, além de ser uma iniciativa única no Brasil.”, relata o diretor.

Wislan Esmeraldo, roteirista parceiro no filme, descreve a Escola Porto Iracema das Artes como uma grande casa de conhecimento na linguagem do cinema. “Foi no Lab Cena 15 que surgiu a ideia de “Motel Destino”, a partir de conversas com Karim dentro do laboratório. Eu, inclusive, entrei para a Porto com o desejo de conhecer e trabalhar com ele. Então, a Escola proporcionou esse diálogo entre a gente e foi um ambiente muito rico de intercâmbio de conhecimento, de oficinas, de profissionais que participaram do Pitching. Foi uma escola de muito aprendizado, que esteve sempre muito próxima da realização do projeto. A Porto foi a casa desse filme desde o começo”, completa Wislan.

Já o co-protagonista do filme, Iago Xavier, fala sobre a oportunidade de ter sido ex-aluno da Escola e a amplitude da chance de estar em Cannes, atuando em seu primeiro longa, já com um filme competindo no Festival. “A Porto deu a primeira oportunidade para que eu estudasse cena, estudasse teatro, além de ter sido minha casa durante o teste. A Porto é minha vizinha, sou do Pirambu, e faz parte da minha história. Esse filme é meu primeiro trabalho com audiovisual e Cannes é um indicativo muito forte para gente perceber até onde o nosso trabalho pode chegar”.

SOBRE MOTEL DESTINO

Motel Destino, definido como um thriller erótico, conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial, dono do motel do título, que vê a sua vida mudar após um jovem, recém-saído de uma instituição socioeducativa onde cumpria pena, entrar nela. 

O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, coproduzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK). Também é coproduzido por Globo FilmesTelecine e Canal Brasil e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. No Brasil, o longa-metragem será distribuído pela Pandora Filmes, enquanto The Match Factory responde pelas vendas internacionais.

SOBRE A ESCOLA 

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO 

O quê: Filme Motel Destino, do diretor Karim Ainouz, concorre à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *