Galeria Absurda realiza I Mostra Absurda de Artes Visuais

União dos povos. 2023 - Vitória Pitaguary (CE) Laser print sobre Papel Kraft 240g Dimensão: 32 X 46 cm (foto: Divulgação)

Identidade, ancestralidade, resistências, confluências e a potência do cotidiano estará presente nas obras dos dezoito artistas participantes


A Galeria Absurda abre mais uma exposição de arte dentro do projeto “Absurdas Presente, Manutenção Casa Absurda“. Convidado pelo Grupo Pavilhão da Magnólia para pensar uma ocupação da galeria, Dan Pellegrin – artista visual ítalo-brasileiro que reside em Fortaleza/CE há uma década, propôs a criação de uma mostra que reunisse artistas do Estado e de outras regiões como o Centro-Oeste, região onde morou e tem muitos artistas parceiros. Assim, Dan convidou a pesquisadora e produtora cultural Quise Brito (Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT) para pensar a curadoria e juntos lançaram convites a artistas para que enviassem suas obras para serem expostas na Casa Absurda. Com as imagens e muitas conversas com os artistas que aceitaram o convite, propuseram a I Mostra Absurda de Artes Visuais. A Mostra contém temas afro-referenciados e indígenas, mas o que se percebe é uma reunião de trabalhos repletos de brasilidade, mesmo o artista Daniel de Roes (Chile), mostra afinidade ao Brasil ao homenagear a cantora Gal Costa (1945 – 2022) em pose de Monalisa. A exposição coletiva que estará aberta à visitação pública e gratuita a partir do dia 25 de abril até 25 de junho na Casa Absurda;

São imagens, texturas, temperaturas, ideias em atravessamento, numa diversidade de técnica, poéticas e gerações que poderão ser compreendidas nas 28 obras dos 18 artistas, oriundos do Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Piauí e Santiago do Chile. Na exposição o som e a fúria do encontro entre artistas em sua diversidade e o mundo que os atravessa: Identidade, ancestralidade, resistências, confluências e a potência do cotidiano em sua contrabanalidade. 

Artistas que integram a Mostra:

Amanda Nunes (Brasília, DF), Ana Ocre (Fortaleza, CE), Carlos Lopes (Poconé, MT), Dan Pelegrin (Marialva, PR), Daniel De Roes (Santiago do Chile), Gerson Ipirajá (Fortaleza, CE), Hirlan Moura (Fortaleza, CE), Iza Daltro (Chapada dos Guimarães, MT), Jane Batista (Piripiri, PI), Kleber Ventura (Itapipoca, CE), Lana Guerra (Fortaleza, CE), Ludmila Brandão (Nossa Senhora do Livramento, MT), Nick (Fortaleza, CE), Renata Holanda (Fortaleza, CE), Sandra Montenegro (Fortaleza, CE), Claus A (Brasília, DF), Vitória Pitaguary (Pacatuba, CE) e Zakira (Fortaleza, CE). 

Artefato Afro. 2024 – NicK

Graffiti – 100 X 100 cm –  foto: Divulgação

Sobre a Galeria:

Aberta em 2018, ocupando a sala de estar da Casa Absurda – sede do Grupo teatral Pavilhão da Magnólia e espaço cultural independente da cidade, o espaço nasce do desejo de partilhar com o território, outros artistas, linguagens, o público e com a cidade.  A primeira exposição contou com a realização e curadoria do fotógrafo e design Tim Oliveira, Arte em cartaz (nov/2018). E logo em seguida De 2019 a 2021,artista visual e poeta Raisa Christina assumiu a curadoria, realizando 04 exposições presenciais e  01 virtual (site da Casa, através de recursos do edital público à Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura do Município), Atadura – Coletiva de colagens (março/2019), As linhas do teu corpo – coletiva de desenhos (maio/2019), La Película de Chuy e Caju – Individual de fotografia de Tiago Fontour, Os Pensamentos do Coração – Coletiva em parceria com Mercúrio Produção) e Ligar Pontos Luminosos no Céu – Coletiva Virtual dos artistas: Adriel Marinho, Iago Barreto, Mel Andrade e Melissa Gurgel (jan/2021). Recebeu em parceria com a Mercúrio Produção a exposição coletiva ARTIFICUM (jul/2022) resultado de uma oficina de colagens ministrada por Célio Celestino. Em 2024 com a reabertura da Galeria, recebeu Pelo Pescoço (mar/2024) individual de Daniel Torres/RN. 

Ficha Técnica: 

I MOSTRA ABSURDA DE ARTES VISUAIS

Curadoria: Quise Brito

Artistas: Amanda Nunes, Ana Ocre , Dan Pelegrin, Daniel de Roes,  Carlos Lopes, Gerson Ipiraja, Hirlan Moura, Iza Daltro, Jane Batista, Kleber Ventura, Lana Guerra, Ludmila Brandão, Nick, Renata Holanda, Sandra Montenegro, Claus A, Vitória Pitaguary e Zakira

Expografia: Dan Pelegrin

Produção: Jota Junior Santos

Equipamento:  Galeria Absurda/ Casa Absurda

Apoio: PARATUDO ARTES, STUDIO 4 e CAUINA – Alquimista da Caatinga  

Este projeto tem apoio da Temporada de Arte Cearense (TAC) uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar (@institutodragaodomar), por meio da Diretoria de Ação Cultural. E compõe as atividades do projeto “Absurda Presente! Manutenção Casa Absurda” fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023, da Funarte, MinC e Governo Federal.

Serviço:

I MOSTRA ABSURDA

Lançamento 25 de abril de 2024, 19h 

Visitação: Quinta a Sábado – 18h às 20h.

Casa Absurda (Rua Isac Meyer, 108 – Aldeota – Fortaleza/CE) 

Informaçoes: @casaabsurda / www.casaabsurda.com

(85) 99690 7906

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *