Neste sábado, 9/12, às 19h, projeto Jazz em Cena encerra temporada 2023 com show da Marimbanda, pela Virada Cultural do CCBNB Fortaleza

Foto: Divulgação

O projeto Jazz em Cena, que acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza e desde 2015 torna realidade o sonho de uma temporada permanente de jazz na capital cearense, encerra sua temporada 2023 com uma atração especialíssima: a Marimbanda. O grupo sobe ao palco no sábado, 9/12, às 19h, dentro da Virada Cultural do CCBNB (Rua Conde D´Eu, 560, Centro), com entrada franca, apresentando o show “Ao Mestre com Carinho: Tributo a Luizinho Duarte”. 
A Marimbanda, em uníssono sentimento de gratidão e respeito ao mestre compositor, baterista e fundador Luizinho Duarte, apresenta um repertório que visita sua discografia e o reverencia com novas leituras para clássicos do mestre. Marimbanda é formada por Heriberto Porto nas flautas, Thiago Almeida no piano e nos arranjos, Pedro Façanha nos contrabaixos acústico e elétrico e o mais novo integrante do grupo, Michael da Silva, na bateria e percussão.

Luizinho Duarte foi, sem dúvida, um dos mais respeitados e renomados compositores e músicos de Fortaleza. Com mais de 500 obras catalogadas e pelo menos a mesma quantidade de inéditas ainda guardadas em pastas, a criatividade de Luizinho foi compor em outra dimensão. Muitos artistas tocaram e gravaram composições de Luizinho Duarte, como Adriano Giffoni, Roberto Marques, Tarcísio Sardinha, Paulinho Pedra Azul, Spok Frevo Orquestra, Cainã Cavalcante, Michael Pipoquinha, Rebeca Câmara e o Grupo Syntagma. 
Mas o grande representante e divulgador das músicas de Luizinho é o quarteto Marimbanda, que volta ao CCBNB para seu último concerto do ano, celebrando também 24 anos de estrada. O grupo tem levado o legado do Mestre Luizinho para importantes eventos, como o Festival Choro Jazz de Jericoacoara, p Festival Música na Ibiapaba e o Festival Jazz e Blues de Guaramiranga como também a espaços referenciais da nossa cena, como o Cineteatro São Luiz, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará, a Universidade Federal do Cariri, o Porto Iracema das Artes, o Theatro José de Alencar e a Vila da Música, esta na cidade do Crato.

“Caminhar é em Dó maior, é simples, parece simples, mas é um tanto difícil caminhar o caminho da Marimbanda sem a energia vivíssima do seu Luiz. Nosso Caminhar é reluzir o trabalho do Luizinho. Esse Caminhar tem uma tônica que é tocar a obra do Luizinho que é vasta e em sua maioria foi produzida para a Marimbanda”, comenta emocionado o pianista Thiago Almeida. “Luizinho é meu preto velho e Marimbanda é um santuário, um templo, uma floresta que tenho maior reverência e apreço, é pra mim uma imensa alegria continuar o Caminhar pela luz e força viva do Heriberto Porto, que não é menos importante mas foi quem me ensinou muito de Marimbanda e Caminhar”, acrescenta o pianista.
Mais sobre a Marimbanda
A Marimbanda combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração. Fazendo música autoral desde 1999, o quarteto é uma referência na música instrumental do Ceará para o Brasil. Realizou em 2017 uma turnê nordestina com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste, no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Montou o Show “Universo Brasil” com o instrumentista Carlos Malta, espetáculo que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES, no Rio de Janeiro. 
O Projeto “Epifania Kariri”, unindo a Marimbanda, Carlos Malta e a banda cabaçal Irmãos Aniceto, foi selecionado pelo edital Itaú Rumos 2017/2018. O DVD do espetáculo foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Em outubro de 2019, o grupo lançou o projeto A Dança do Marimbondo, junto com os Irmãos Aniceto, na Caixa Cultural de Fortaleza. Em setembro de 2021, a Marimbanda abriu a programação musical do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com o lindo show “Cuidar de Nós”.

O grupo gravou seu primeiro CD em 2000, intitulado “Marimbanda”. Em 2006, lançou o segundo CD, “Tente Descobrir”. O terceiro álbum, “Caminhar”, foi lançado em janeiro de 2020 e tem a participação de Carlos Malta, nas flautas, Ricardo Herz, no violino, e Alison Pereira na clarineta.


Serviço:
Show Ao Mestre com Carinho: Tributo a Luizinho Duarte. Encerramento da temporada 2023 do projeto Jazz em Cena.
No Centro Cultural do Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro).
Sábado, 9/12, às 19h, dentro da Virada Cultural do CCBNB
Entrada franca
Informações: Instagram @marimbanda, @jazzemcena, @ccbnbfortaleza

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *