Performance “Negrociação” e passeio pela obra de Leonilson até a Praia de Iracema são destaque na Pinacoteca do Ceará

Negrociação (Foto: Ding-Musa)

As atividades, que acontecem entre os dias 21 e 24 de março, são gratuitas. O museu oferece ainda visitas em Libras, atividade com bebês e oficina para crianças autistas

A programação do mês de março na Pinacoteca do Ceará une diferentes linguagens artísticas, experiências imersivas e temáticas que abrangem diferentes públicos. Nesta semana, de 21 a 24, os destaques da programação são a performance “Negrociação“, do artista carioca Yhuri Cruz, e a “Oficina Nascedouros: o peixe vai até o mar“, que propõe uma experiência imersiva a partir da obra do cearense Leonilson. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, contará ainda com visita mediada em Librasatividade com bebês e oficinas para crianças autistas

A programação tem início na quinta-feira (21), com a “Oficina Nascedouros: o peixe vai até o mar“, das 15h às 18h. A atividade convida o público a vivenciar uma experiência imersiva por meio da visita mediada, que tem início na exposição “Leonilson e Das Amizades”, na Pinacoteca do Ceará, e segue para a Praia de Iracema, no local onde está a obra “Caixa d’água dos peixinhos“. Esta é a única produção do artista em um ambiente público. A atividade é voltada para pessoas a partir de 14 anos, terá mediação da arte-educadora Andrea Dalveroni e contará com interpretação em Libras. O museu fornecerá transporte para os participantes. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível AQUI entre os dias 16 e 19 de março. 

Na sexta-feira (22) e no sábado (23)das 15h às 16h, as exposições em cartaz podem ser conhecidas em uma nova faixa de horário, com a condução da equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação nas Visitas Mediadas é por ordem de chegada e cada grupo conta com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras. 

No sábado (23), o museu realiza mais uma edição das “Oficinas de Ateliê: Caderno de Artista“, das 14h às 16h. O encontro busca enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintas expressões artísticas. Este mês, o espaço do ateliê será dedicado para a produção de cadernos de artista. Serão disponibilizados materiais para as criações do público. A atividade conta com 10 vagas e tem classificação indicativa de 15 anos. A mediação é de Gi Monteiro e Lígia Bessa. Haverá interpretação em Libras.

PERFORMANCE E VISITA EM LIBRAS 

O artista e dramaturgo carioca Yhuri Cruz realiza a performance “Negrociação #4: Minha língua está em sua boca e eu a quero de volta” no sábado (23), das 14h às 18h, no auditório do museu. A cena faz parte da série de dramaturgias de emancipação do artista e busca inventar uma forma de dramatizar a transação da imagem de Anastácia Livre. Acompanhado dos performers cearenses Clau Moreira, Jan Moreira, Luli Pinheiro e Mateus Araújo, o artista propõe colecionar as línguas do público em troca das camisas com a imagem de Anastácia Livre. A atividade é realizada em parceria com a escola Porto Iracema das Artes e as vagas estão sujeitas à capacidade do auditório, que possui 100 cadeiras. As inscrições serão por ordem de chegada, a partir das 13h. 

Também no sábado (23), das 16h às 17h, o museu realiza uma visita educativa em Libras na exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação será feita pelo educador surdo Weverson Martins, em um diálogo com os participantes feito totalmente em Libras, adotando como proposta o estímulo à experiência estética e o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura surda e memória. A classificação indicativa é livre e a atividade contará com interpretação para a Língua Portuguesa

ATELIÊ PARA BEBÊS E OCUPAÇÃO AZUL 

domingo (24) abre as portas para a programação infantil com o “Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio.” O programa visa a fruição e experimentação artística e estética de bebês de 6 a 24 meses, acompanhados por seus familiares. A atividade ocorre das 10h às 11h no Ateliê 1 e tem o objetivo de proporcionar às crianças a experiência sensorial em piscinas infláveis com diversos materiais, seguindo as ondas de sentidos presentes nas criações de Leonilson. Essa edição é inclusiva, sendo acessível para crianças surdas e CODA. A mediação é de Weverson Martins, Janaína Bento e Érica Xita, e conta ainda com acessibilidade em Libras. São disponibilizadas 15 vagas, com inscrições prévias através de formulário disponível AQUI.

Também no domingo (10) a Pinacoteca realiza a oficina OcupAção Azul, das 14h às 16h, no Ateliê 1 do museu. A iniciativa tem o objetivo de promover a comunicação e a aprendizagem de pessoas autistas na exposição “Leonilson e Das amizades”. As atividades serão conduzidas por meio de oficinas lúdicas e diversas, a fim de explorar o tema da exposição e praticar a confecção de materiais criativos. O programa é voltado para crianças autistas de 6 a 12 anos e será mediado por Rosy Laurentino. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas e as inscrições devem ser feitas AQUI entre os dias 20 e 22 de março.

Encerrando o domingo com programação infantil, a visita mediada “Bonitinho Pra Chover” ocorre das 15h às 16h. Voltada para os pequenos a partir de 4 anos, a atividade propõe um caminho orientado pela curiosidade das crianças que, por meio de um mapa ilustrado e com a orientação da equipe educativa, podem imaginar mundos possíveis a partir das obras expostas na Mostra Bonito pra Chover. A mediação será de Wallison Azevedo e Beatriz Gurgel. Haverá interpretação em Libras. 

SOBRE A PINACOTECA 

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 21 a 24 de março

> Quinta-feira, 21.3

15h às 18h

Oficina Nascedouros: o peixe vai até o mar

Mediação: Andrea Dalveroni

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação Indicativa: 14 anos

Inscrições: 15 a 19 de março 

Formulário disponível AQUI

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 22.3

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 23.3

14h às 16h

Oficinas de ateliê – Caderno de artista

Mediação: Gi Monteiro e Lígia Bessa

Onde: Pinacoteca  do Ceará e Ateliê 3

10 vagas | Inscrição por ordem de chegada 

Para pessoas a partir de 15 anos

Acessível em Libras

> Sábado, 23.3

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” 

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 23.3

14h às 18h

Performance “Negrociação #4: Minha língua está em sua boca e eu a quero de volta”, com Yhuri Cruz

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Inscrições por ordem de chegada a partir das 13h 

100 vagas

Acessível em Libras

> Sábado, 23.3

16h às 17h

Visita em Libras – programa de ações formativas acessível

Mediação: Weverson Martins

Onde: Mostra Bonito pra chover – exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”

Classificação indicativa: Livre

Interpretação em Libras

> Domingo, 24.3

10h às 11h

Ateliê para Bebês: O pequeno grande rio

Mediação: Weverson Martins, Janaína Bento e Érica Xita

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará 

Classificação Indicativa: bebês de 6 a 24 meses

Inscrições: de 19 a 22 de fevereiro por meio do link https://forms.gle/hAkxMFoqMQWbT7f96 

15 vagas

Acessível em Libras

> Domingo, 24.3

14h às 16h

Oficina OcupAção Azul com Rosy Laurentino

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Para crianças autistas de 6 a 12 anos

Inscrições: 20 a 22 de março por meio do link https://forms.gle/EWonnj9vdjFTnb97A 

10 vagas 

> Domingo, 24.3

15h às 16h

Bonitinho Pra Chover

Mediação: Wallison Azevedo e Beatriz Gurgel

Onde: Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: para crianças a partir de 4 anos

Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas. 

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes. 

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

Exposições em cartaz: 

Mostra “Bonito Pra Chover”: 

“Se Arar”– até 31 de março

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha”  – até o primeiro trimestre de 2024

“Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024 

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h. Entrada nas exposições até 30 minutos antes do fechamento do museu. 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *