Pinacoteca do Ceará celebra primeiro ano de atividades com programação intensa em dezembro 

Foto: Marilia Camelo

Na data que marca o aniversário do museu, 3 de dezembro de 2023, domingo, serão realizadas diversas ações gratuitas durante todo o dia

A Pinacoteca do Ceará comemora um ano de abertura com uma programação especial ao longo do mês. O museu público, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza já neste primeiro fim de semana diversas atividades para celebrar a data. No domingo, 3, dia do aniversário, a Pinacoteca oferece ações para todos os públicos, das 10h às 18h, com acesso gratuito. 

As atividades do mês comemorativo iniciam no dia 1º e seguem até 30 de dezembro. Estão previstas performancesvisitas mediadassarauaulas abertasoficinas sobre restauro de obras e produção em museus, debates sobre curadoria e expografia, patrimônio e arquitetura, além de atividades infantis que incluem palhaçaria e dança. 

Destaque da programação, a abertura da nova exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das Amizades” será no dia 9 de dezembro. Com curadoria de Ricardo Resende e Aline Albuquerque, a mostra tem parceria do Projeto Leonilson e trará pinturas, desenhos, instalações e bordados, incluindo obras inéditas do artista no Ceará. Um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea brasileira, Leonilson é homenageado no ano em que se completam três décadas de sua morte. 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM DEZEMBRO 

As atividades do primeiro fim de semana iniciam na sexta-feira (1º), com “O opaco e o infinito”, palestra-performance de Felipe Ribeiro. A partir das 18h, no auditório da Pinacoteca, o público vai poder participar do trabalho que vem sendo realizado desde julho, no Tropigalpão, Rio de Janeiro. A ação une o fazer artístico às reivindicações sociais e territoriais. O acesso é gratuito e haverá acessibilidade em Libras. 

No sábado, a partir das 16h, a equipe educativa da Pinacoteca realiza uma edição celebrativa dos Percursos Entrelaçados, o programa de visitas mediadas temáticas. “Saberes em festa”, com mediação de Renata Damasceno e Beatriz Gurgel, convida o público a percorrer a exposição “Se Arar” a partir de obras que trazem nas cores vivas um diálogo com as trajetórias de diferentes gerações de artistas cearenses. 

Simultaneamente, no pátio da Pinacoteca do Ceará, também às 16h, acontece o “Sarau Mundana”, conduzido pelo poeta, professor e pesquisador Rômulo Silva. A atividade encerra o curso que vem acontecendo no museu, nos sábados de novembro, e reunirá os participantes da formação e o público em geral. Em ambas as atividades de sábado não é necessário fazer inscrição prévia para participar. 

DIA DE FESTA 

No domingo (3), data oficial do aniversário de inauguração da Pinacoteca do Ceará, a programação inicia com uma edição especial do “Ateliê Criança Cria”. De 10h às 11h, a ação “Bonitinho pra Chover” leva as crianças pelas três exposições da Mostra Bonito Pra Chover. Em seguida, de 11h às 12h, os pequenos são convidados a aprender a pintura de monotipia  e a produzir balangandãs no ateliê, produzindo ao final uma mini exposição com varal e um desfile bem animado no pátio.

À tarde, as crianças autistas são o público da oficina “Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, com a artista Rosa Primo. Voltada para crianças de 8 a 12 anos, a atividade conta com 10 vagas. A proposta é trabalhar a escuta do corpo como prática de estimulação dos sentidos, potencializando a criatividade e a invenção a partir da dança. 

Serão realizadas práticas individuais, em duplas e em grupo, em duas turmas: a primeira será de 14h às 15h e a segunda, de 16h às 17h. Com jogos e brincadeiras em torno do toque, a oficina pretende desenvolver a qualidade sensível e criativa, bem como a capacidade de empatia. Para participar, é preciso se inscrever até sexta-feira (1º) pelo formulário https://forms.gle/gpVqLpTXbZqHdAfU7

Também às 14h, no hall da recepção da Pinacoteca, o grupo K’Os Coletivo apresentará o espetáculo circense “K’Os de Variedades”. A dramaturgia do espetáculo é intercalada por números de palhaçaria e magia cômica, regada de musicalidade e comicidade, conduzida pelos palhaços Pipiu e Tramela. 

Os visitantes são convidados a conhecer as exposições em cartaz por meio do olhar de Sy Gomes e Jean dos Anjos, que realizam a ação inédita “Visita com artista”. Das 14h às 15h, Sy conduz o percurso “Das substâncias essenciais à vida”, um mergulho coletivo pela “Se Arar”, observando a presença de elementos estéticos e/ou materiais essenciais para a manutenção da vida na Terra e presentes nas obras. Já de 15h às 16h, Jean dos Anjos leva o público pelo percurso “Exu na encruzilhada da arte”, passando pelos trabalhos que se relacionam com a divindade das religiões de matriz africana.  

Já as pessoas interessadas em patrimônio histórico edificado não podem perder a “Aula de campo: arquitetura e patrimônio na Pinacoteca do Ceará”, com o arquiteto Dráulio Araújo. A visita guiada inicia às 15h30 e é voltada para estudantes e profissionais de arquitetura, além do público geral que queira saber mais sobre o prédio que abriga a Pinacoteca do Ceará, formado pelos galpões da antiga  RFFSA. 

A programação especial do domingo de aniversário culmina com a abertura da exposição fotográfica “O que o tempo dá”, às 16h30, no pátio da Pinacoteca do Ceará. Com imagens produzidas pelos fotógrafos Marília Camelo, Jorge Silvestre e Lia de Paula, as fotografias revelam diferentes momentos do museu neste primeiro ano, num encontro entre arte e vida, obras, trabalhadores e visitantes.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Com mais de 9 mil m2, a Pinacoteca do Ceará impressionou o público que lotou o evento de inauguração do prédio, em 3 de dezembro de 2022, e pôde conferir a mostra inaugural “Bonito pra Chover”. Nos doze meses que se seguiram, mais de 115 mil pessoas visitaram a Pinacoteca, que recebeu oito exposições nesse período, reunindo 261 artistas cearenses, brasileiros e de outros países. 

mostra de abertura segue em cartaz até o primeiro trimestre de 2024, com a coletiva “Se Arar”, de 170 artistas cearenses de diversas gerações, e as individuais “No Lápis da Vida não tem Borracha”, de Aldemir Martins, e “Amar Se Aprende Amando”, de Antonio Bandeira. 


A Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, com 1.350 obras inventariadas até o momento. O museu é, ainda, espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura.

SERVIÇO

O que: Aniversário da Pinacoteca do Ceará – 1 ano

Dia 1º de dezembro | Sexta-feira
O OPACO E O INFINITO: palestra-performance
Com Felipe Ribeiro
18h > Auditório da Pinacoteca do Ceará > Classificação indicativa: Livre > Gratuito > Acessível em Libras

Dia 2 de dezembro | Sábado
Percursos Entrelaçados: Saberes em Festa
Mediação: Renata Damasceno e Beatriz Gurgel
16h às 17h > Exposição “Se Arar” > Classificação Indicativa: Livre > Gratuito > Inscrições por ordem de chegada

Sarau Mundana
Com Rômulo Silva
16h > Pátio da Pinacoteca do Ceará > Classificação indicativa: Livre > Gratuito

Dia 3 de dezembro | Domingo – Aniversário da Pinacoteca do Ceará

Ateliê Criança Cria Especial Aniversário da Pinacoteca
Mediação: Equipe educativa da Pinacoteca do Ceará
10h às 12h > Mostra Bonito Pra Chover e Ateliê 1 > Classificação Indicativa: para crianças a partir de 4 anos > Gratuito > Inscrições por ordem de chegada

Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!
Com Rosa Primo
14h às 15h (turma 1) | 16h às 17h (turma 2) > Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará > 10 vagas > Atividade voltada para crianças autistas > Classificação Indicativa: 8 a 12 anos > Inscrições de 29 de novembro a 1º de dezembro pelo formulário: https://forms.gle/gpVqLpTXbZqHdAfU7

Espetáculo circense “K’OS de Variedades”
Com grupo K´Os Coletivo
14h > Hall da Pinacoteca do Ceará > Classificação Indicativa: Livre > Gratuito

Visita com artista: Das substâncias essenciais à vida
Com Sy Gomes
14h às 15h > Mostra Bonito pra Chover > Classificação indicativa: Livre > Inscrição por ordem de chegada > Gratuito > Acessível em Libras
 
Visita com artista: Exu na encruzilhada da arte
Com Jean dos Anjos
15h às 16h > Mostra Bonito pra Chover > Classificação indicativa: Livre > Inscrição por ordem de chegada > Gratuito > Acessível em Libras

Aula de campo: arquitetura e patrimônio na Pinacoteca do Ceará
Mediação: Dráulio Araújo
15h30 >  Pinacoteca do Ceará > Classificação Indicativa: Livre > Inscrições por ordem de chegada > Gratuito > Acessível em Libras

Abertura da exposição fotográfica “O que o tempo dá” – 1 ano de Pinacoteca do Ceará
Com Marília Camelo, Jorge Silvestre, Lia de Paula e Lucas Dilacerda
16h30 > Pátio da Pinacoteca do Ceará >  Classificação Indicativa: Livre > Gratuito > Acessível em Libras

Onde: Pinacoteca do Ceará – Rua 24 de maio, s/n, Centro 

Funcionamento: Quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h

Acesso gratuito a todas as atividades 

> As exposições têm classificação indicativa livre. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança. 

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 

Exposições em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até dezembro de 2023

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *