Integrante do Laboratório de Música, projeto Torrado de Rabeca realiza mostra de processo ao público durante as Rotas de Criação

Foto: Divulgação

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, promove, na próxima terça-feira (14), a mostra de processo do projeto Torrado de Rabeca. A atividade é realizada durante as Rotas de Criação do Laboratório de Música e criadores da produção, os artistas Alisson Barbosa, Andressa Pinheiro Bezerra, William Madeiro e Marina Leite partilham a experiência com o público. Tutor do projeto, o cantor e compositor Maciel Salú, também participa do momento. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre no Pátio da Escola, às 19h.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. A produção “Torrado de Rabeca”, convida pessoas interessadas a apreciar a pluralidade musical desenvolvida pelos participantes do projeto.

O projeto “Torrado de Rabeca” investiga a preservação e a necessidade de valorização dos bailes de rabeca no contexto do sertão, analisando a relação entre as manifestações da capital e do interior, destacando os mestres da cultura popular. A pesquisa busca compreender a importância desse gênero musical como expressão cultural, identificando os desafios enfrentados pelos mestres na transmissão do conhecimento e na perpetuação dessa tradição.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre Maciel Salú

É cantor, compositor, rabequeiro, pesquisador, mestre e brincante de diversos folguedos populares. Convive desde a infância em meio a maracatus, cavalos marinhos, cocos e cirandas. Na música desde 1997, iniciou carreira solo em 2003. Desde então participou de projetos e eventos como o Ano do Brasil na França (2005), Projeto Pixinguinha (2007), Europalia.Brasil (2010). Em 2023 lançou “Ogum”, sexto disco da carreira solo, com fortes referências da cultura popular, das religiões afro-indígenas, e da música caribenha e latino-americana. É conhecido por fundir melodias ancestrais com a cultura do Nordeste e a música contemporânea. Em seus acordes, Maciel traz referências ao árabe e ao rebab norte- africano. Em 2010 foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum regional de música brasileira com a Orquestra Contemporânea de Olinda. Vai acompanhar, no Lab Música, o projeto “Torrado de Rabeca” (Fortaleza), de Alisson Barbosa.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projeto “Torrado de Rabeca” realiza Mostra de Processo nas Rotas de Criação do Laboratório de Música

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Quando: terça-feira, 14 de novembro, às 19h

Horário: 19h

Gratuito e aberto ao público

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *